quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Para fortalecer o artesanato maranhense, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Coordenação Estadual do Artesanato do Maranhão, iniciou uma semana de emissão da Carteira Nacional do Artesão (CNA), no município de Paço do Lumiar. As ações fazem parte das atividades da “Expedição de Turismo”, no polo São Luís. Além disso, os artesãos que estiverem com o cadastro vencido poderão se atualizar.

“O polo São Luís tem um potencial turístico incrível e estamos realizando os cadastros desses profissionais com o intuito de fortalecer e potencializar a cadeia produtiva do turismo”, destacou a secretária Socorro Araújo.

A Setur-MA emitirá as carteiras, durante toda a semana, no município de Paço do Lumiar (MA). Na segunda-feira (28), o documento é emitido na Secretaria de Turismo – Maiobão, das 09 às 12hs; terça-feira e quarta-feira (29 e 30), na Associação das Marisqueiras - Pau Deitado, das 14 às 17h e, acontecerá na quinta-feira (31), na Associação dos Agricultores – Mojó, das 14 às 17h.

A carteira do artesão é direcionada para artesãs e artesãos individuais, associações e grupos de produção que estão presentes no município. Com a aquisição da carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em primeiro lugar, apresentar-se a regularização profissional e garante direitos trabalhistas do artesão, pois é um documento gratuito que tem abrangência nacional e local, oferece diversos benefícios como: oportunidade de participar de feiras locais e nacionais, participação de oficinas, cursos na área, acesso a nota fiscal, além de possibilitar que o artesão possa contribuir como autônomo para fins previdenciários e a federação.

“Agradecemos essas ações conjuntas, que tem o objetivo de levar esclarecimento às associações, cooperativas e artesãos individuais na sua grande relevância ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e as políticas públicas do artesão. A Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado do Maranhão (Fedacma) agradece ao Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar, por essa grande oportunidade dada a esses profissionais que precisam ter esse esclarecimento, essa oportunidade junto a toda política pública que ele tanto requisitar, almeja e necessita para a sua garantia de direito à sua profissão”, Kátia Neves, Presidente da Fedacma.

“A aquisição da carteira do artesão é uma garantia de direitos. E os profissionais devem ser reconhecido”, completou Kátia Neves.

Além de realizar cadastro e a formalização de artesãos, a Superintendência de Artesanato do Maranhão promove palestra sobre as premissas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), onde se enfatiza a importância do artesanato, o artesão e a sua forma de produção, destacando a diferença entre produção artesanal e o trabalho manual.

Segundo o coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), da Setur-MA, Carlos Martins, desenvolver ações visando a conscientização da comunidade sobre a importância do trabalho do artesão para turismo, são alguns dos objetivos da Setur-MA. “Estamos sempre sensibilizando, informando e incentivando a construção de uma base que servirá para fortalecer toda a comunidade para as próximas gerações, visando manter a arte e os saberes ativos”, explica o coordenador PAB.

“O Governo do Estado, através do Programa do Artesanato (Setur-MA) tem buscado sempre parceria para atualizar a gente com informações que muitos artesãos não conhecem e hoje estamos tendo essa oportunidade, tanto no município quanto no estado e nós agradecemos muito”, agradeceu a artesã Ednamar Pereira, de 56 anos, faz parte da Federação e Cooperativa dos Artesãos Maranhenses – Fedacma.

As peças do artesanato só se tornam símbolos da cultura e turismo maranhense depois que os objetos, geralmente inspirados em ícones da cultura regional, ganham novas formas e cores pelas mãos dos artistas locais. O município de Paço do Lumiar tem como técnicas artesanais predominantes a fibra de bananeira, biojóias, bordado de boi, entre outras.

Com o talento e criatividade de artesãos e artesãs de Paço do Lumiar, surgem os mais belos objetos confeccionados com as fibras de bananeira, como brincos, colares, pulseiras, bolsas, cestos, tapetes, porta-copos, jogos-americanos... uma infinidade de produtos que são confeccionados com sobras de bananeira, ou seja, é uma forma sustentável de aproveitar tudo o que a natureza nos oferece.

A artesã Lindaci Barros Pinheiro, que trabalha com conchas no município de Paço do Lumiar, esteve na Associação das Marisqueiras - Pau Deitado, para emitir sua carteira de artesã, e elogiou o atendimento da Setur-MA mais próximo, oferecendo um processo desburocratizado e ágil, e informando sobre os benefícios de estarem cadastrados na plataforma do PAB.

“São muito valiosas essas oportunidades para nós, artesãos. Estamos tendo de tirar nossas carteiras de artesãos e ter esclarecimentos maiores da importância do documento que dá acesso à divulgação dos nossos produtos, abre portas para a venda e outras facilidades por ter o registro junto aos órgãos estaduais e federais. Com a nossa carteira a gente pode até sair do estado para qualquer evento que a gente queira participar. A gente tendo a nossa carteira vai abrir portas com certeza, e a nossa venda vai crescer", afirmou a artesã.

Emissão da CNA

Para se cadastrar no PAB, o artesão precisa apresentar ao menos uma peça de sua produção, levar uma foto 3x4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência e preencher a ficha de cadastro que será disponibilizada durante o atendimento. Com o cadastro no PAB, o artesão poderá participar de feiras regionais e nacionais, por meio do programa, além de facilitar o acesso às linhas de crédito. Mais informações sobre a Emissão de Carteira do Artesão - > https://turismo.ma.gov.br/servicos/carteira-do-artesao

Programa Artesanato no Maranhão

Criado pelo Governo do Estado em dezembro de 2015, o Programa Artesanato do Maranhão tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo, visando a melhoria das condições de vida do artesão e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

O programa tem como objetivo identificar e mapear onde está a produção e a matéria-prima no território maranhense. “Além do cadastramento focamos também na qualificação, geração de renda através do trabalho desenvolvido e em pensar formas de ampliação da produção. É um programa bem-sucedido e esse trabalho é muito promissor”, comentou Carlos Martins.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário