segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O potencial dos Lençóis Maranhenses é proporcional ao espaço geográfico que ele ocupa envolvendo vários municípios. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência do Polo Lençóis e Delta, realizou ações das Expedições de Turismo, no período de 07 a 11 de agosto, nos povoados Caeté, Campo Novo e Cassó, pertencente ao município de Primeira Cruz (MA). Na ocasião, foram ofertados cursos de qualificação profissional, cadastro de artesãos e uma série de serviços para o fomento do turismo, sendo 48 profissionais qualificados e 371 crianças e adolescentes sensibilizados contra a exploração sexual infantil, durante a passagem pelo Polo turístico dos Lençóis Maranhenses.  

Com cursos do Programa Mais Qualificação e Turismo e palestras do Mais Infância Mais Turismo, a ação da Setur-MA acumula resultados expressivos. Já foram capacitadas cerca de 600 pessoas e sensibilizados 891 estudantes, no Polo Lençóis e Delta, no primeiro semestre de 2023. As capacitações tiveram 8 horas de carga horária, entrega de certificado e os cursos tiveram temas relacionados às demanda do Polo Lençóis.  

De acordo com a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, as Expedições pretendem preparar esse segmento para receber melhor os visitantes. “O Maranhão está voltando a receber muitos turistas e estamos sempre preparando nosso trade, pois, queremos que os visitantes sejam bem recebidos e, claro, quando se encantarem com nossas belezas nos ajudem a promover nosso estado”, comentou a secretária.

Durante a Expedição, foram capacitadas 48 pessoas com palestras e cursos oferecendo desenvolvimento profissional, nos temas: ‘Mídias sociais para promoção do turismo’, ‘Qualidade no atendimento’, ‘Hospedagem Familiar: Como montar um negócio cama e café’.

Joerbeth Moraes Barbosa participou do curso “Qualidade no atendimento” e destacou a importância de oportunidades para a população. “Eu aprendi muito no curso que participei. Estamos felizes e ansiosos por mais ações como esta da Setur-MA. Agradeço à equipe que tem realizado um bom trabalho aqui na cidade e em todo o polo dos Lençóis e Delta. É bom contar com vocês, como profissionais da área, que repassam o conhecimento que a gente não tinha acesso sobre atendimento e também sobre a condução dos turistas”, frisou.

Além dos cursos, oficinas, cadastro de artesãos e a roteirização dos atrativos, outra ação que merece destaque é a do Programa Mais Infância, Mais Turismo, desenvolvido em todo o estado pela Superintendência de Qualificação Profissional. Em Primeira Cruz, foram realizadas palestras com os estudantes com o objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.  

“As ações foram muito positivas. Nós, da Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta, estivemos no município de Primeira Cruz, percebemos o grande interesse dos atores do turismo da região e também daqueles que pensam em atuar na área. No povoado Caité, fizemos um levantamento e, brevemente, lançaremos um novo roteiro turístico do município”, pontuou o superintendente do Polo Lençóis e Delta, Junior Mota.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário