sábado, 12 de agosto de 2023

Inserir pessoas com deficiência visual na sociedade ainda é um grande desafio, mas a Secretaria de Estado do Turismo, através do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), realizou, nesta sexta-feira(11), o City Tour inclusivo, em que 20 turistas com deficiência visual puderam vivenciar o Patrimônio Histórico usando outros sentidos do corpo.

O City Tour mobilizou pessoas de diferentes estados do Brasil e até de outro país, como Portugal, para proporcionar momentos de lazer e descrever os pontos turísticos da capital.

Durante o passeio, os guias da Setur-MA fizeram com que todas as pessoas conseguissem perceber cada momento da melhor forma possível, através do toque em superfícies como azulejos, dos sons e de conversas. Foi uma aula sobre todos os lugares por onde passaram.  

Odete Carvalho, a turista portuguesa, trabalha na área de Direitos Humanos em Lisboa. Ela atravessou o Atlântico para conhecer a rua com o nome do país onde ela mora. “É minha primeira vez no Maranhão. Sempre tive o sonho de conhecer as belezas históricas, arquitetônicas e naturais do estado. Estou há dois dias em São Luís e me sentindo muito bem. As pessoas são muito acolhedoras, a energia é muito positiva, a comida é maravilhosa, muito saborosa!”, revelou Odete.

Os turistas foram acompanhados por servidores da Setur-MA, que além de contar as histórias dos locais visitados, auxiliaram no trajeto e também na descrição dos ambientes.

Os guias de Turismo da SETUR narram um pouco da história e arquitetura do Centro Histórico. O grupo se concentrou em frente a Setur-MA e seguindo o trajeto pelas ruas, casarões, museus do Centro Histórico de São Luís, passando pela Igreja da Sé, Rua da Estrela, visitando o Museu do Reggae, conhecendo a história da Rua Portugal, na Casa do Maranhão, Beco Catarina Mina e findando no Palácio dos Leões.

“Numa das nossas finalizações do city tour, na Casa do Maranhão, os turistas puderam tocar nas estátuas e adereços folclóricos, sentir os elementos da nossa cultura e assim tiveram todos os elementos para montar a melhor imagem possível da nossa capital”, destacou a guia de turismo do CAT, Letícia Rodrigues da Silva.

Segundo a coordenadora dos Centros de atendimento ao turista (CAT’s), Marília Ribeiro, a guia e os servidores da Setur-MA foram treinados para auxiliar o grupo em todo o percurso, viabilizando o passeio de maneira que eles pudessem sentir e imaginar todo o percurso do city tour. “Temos guias qualificados nos nossos Centros de Atendimento ao Turista. A Setur-MA vem a cada edição se preparando cada vez mais para atender todos os públicos de acordo com as demandas que a gente recebe".

O City Tour acessível foi viabilizado pela secretária de Turismo, Socorro Araújo, em contato com a Agência de Turismo Viagem e Lazer Acessível, que está promovendo o inédito evento Vila Acessível. O passeio guiado da Setur- MA fez parte da programação.

“Nós, da Setur-MA, estamos nos empenhando e fazendo com que o estado cresça cada vez mais em acessibilidade. Estamos de portas abertas para que todas as pessoas conheçam e se apaixonem cada vez mais pelo nosso Maranhão”, disse a gestora Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

“A Vila acessível é uma agência que já existe há 9 anos, especializada em turismo para pessoas com deficiência visual. A vontade de conhecer o Maranhão já era muito grande e a oportunidade que tivemos, no ano passado, de fazer esse City Tour organizado pela Setur-MA foi sensacional. Nós programamos esse evento que abrange São Luís e os Lençóis Maranhenses e montamos os roteiros. Lançamos o pacote e com 15 dias já estavam encerradas as 60 vagas que colocamos para o evento  Vila Acessível, nos Lençóis Maranhenses, e antes de ir pra lá, estamos com a equipe da Setur-MA aqui, recebendo todo o suporte nesse passeio maravilhoso. No nosso grupo de turistas muitos vieram do norte, sul e de fora do país para aproveitar as belezas do Maranhão”, afirmou Madson Souza, coordenador e criador de roteiros da Agência de Turismo Viagem e Lazer Acessível.

Neste sábado (12), o grupo de 60 turistas com deficiência visual segue viagem para a cidade de Barreirinhas (MA), na excursão “Vila acessível dos Lençóis Maranhenses – Vila dos Lençóis”. Os visitantes farão passeios por Atins, de 4x4 pelas dunas, de lancha pelo Rio Preguiça, além de visitas aos povoados Vassouras e Caburé e atividade de Bóia Cross pelo Rio Preguiça.

A turista portuguesa, Odete Carvalho disse, ainda em entrevista que, após São Luís, ela irá com o grupo para os Lençóis Maranhenses. “Ah, eu tinha duas principais viagens dos sonhos aqui no Brasil, uma eu já realizei e a outra é conhecer os Lençóis Maranhenses. Estou indo, amanhã, e vou realizar mais um sonho. Estou muito feliz e ansiosa”, completou.

City Tour Acessível

Um dos diferenciais do City Tour Acessível é a descrição durante os passeios, o que possibilita que as pessoas com deficiência visual possam elaborar imagens mentais sobre a paisagem urbana, os tipos arquitetônicos dos casarões e as ruas da cidade.

A Setur realizou, no mês de novembro de 2022, o primeiro City Tour inclusivo com um grupo de turistas com deficiência visual vindos de São Paulo. Guias da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) deram suporte. Houve também dois City Tour’s com crianças e adolescentes autistas. Essa é a 4ª edição do City Tour acessível da Setur-MA.  

A Setur-MA conta com um site (www.turismo.ma.gov.br), Centros de Atendimento ao Turista que funcionam diariamente, guias de turismo experientes. A Secretaria de Turismo elabora e organiza os roteiros guiados mediante solicitações podem ser feitas por meio de ofício enviado para o email: catseturma@gmail.com

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário