segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Por: Saulo Santos


O tema de 2023 do Dia Internacional do Turismo de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT) é “turismo e investimento verde”, uma realidade em muitos países que hoje buscam aliar o desenvolvimento econômico e social, por meio de um equilíbrio entre a natureza e o ser humano. 

Com o turismo não é diferente! Cada vez mais, o fluxo turístico tem aumentado, e vem retornando com força com a diminuição dos casos de COVID-19, portanto, faz-se necessário (re)pensar o turismo tradicional, de massa, utilizando ferramentas do ESG (ambiental + social + governança), entendendo que a gestão de fato, deve ser integrada, para que o desenvolvimento seja igualitário. 

Mas pra que isto aconteça, é necessário um movimento por parte de “todos” em querer “transformar” o território, aliado a um bem-estar e uma experiência positiva. De nada adianta, políticas públicas e altos investimentos, sem antes trabalhar uma governança que entenda o papel de cada no processo. 

O caminho para o futuro é fazer, respeitando o tradicional, o meio ambiente, os fazeres, os saberes, sem impor, sem agredir, simplesmente, gerir com conhecimento e participação democrática e ética. 

Portanto, os desafios estão aí! As ferramentas existem, o conhecimento está disponível, basta querer fazer e transformar o seu local num lugar melhor pra todos!

Saulo Santos: Secretário Municipal de Turismo de São Luís 
Foto: Internet  / Reprodução/ Divulgação 

0 comentários:

Postar um comentário