O evento será realizado no Centro de Convenções, na Cidade Universitária Dom Delgado, das 8h às 18h.
Nessa sexta-feira, 25, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) cede espaço para a etapa regional de um dos maiores eventos tecnológicos do país, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento será realizado no Centro de Convenções da UFMA, câmpus São Luís, das 8h às 18h.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição entre estudantes do ensino fundamental e médio ou médio/técnico de escolas públicas e privadas. Foi fundada como parte de uma iniciativa de pesquisadores para a difusão da robótica nas escolas. Um dos objetivos é despertar e estimular o interesse pelo tema e áreas afins e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre robótica de forma lúdica e cooperativa.
A OBR possui modalidade tanto teórica como prática. Na parte teórica, o objetivo principal é repassar informações sobre robótica aos alunos. Já na etapa prática, consiste em construir e programar um robô que desempenhará uma função de resgate em um ambiente de desastre simulado, seguindo algumas regras específicas.
Olimpíada Brasileira de Robótica – A OBR ocorre em todo território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. É constituída por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A Olimpíada é realizada em três etapas: regional, nacional e internacional. No Maranhão, a edição de 2023 é coordenada pela professora e representante da OBR estadual, Ana Lúcia Zandomeneghi.
Informação: UFMA
0 comentários:
Postar um comentário