A partir da votação, foi ratificado a lista que compõe o nome dos três candidatos a reitor e dos três candidatos a vice-reitor
Em reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 14, o Colegiado Eleitoral Especial, em votação aberta e oral, transmitida pelo canal institucional da UFMA, ratificou o resultado da Consulta Pública para a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade quadriênio 2023-2027.
A votação ocorreu observando os três nomes mais votados na Consulta Pública para o cargo de reitor, realizada no dia 21 de julho: Fernando Carvalho (43,52%), Luciano da Silva Façanha (36,38%) e Isabel Ibarra (15,78%); e dos três primeiros colocados no cargo de vice-reitor: Leonardo Soares (29,09%), Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (25,15%) e Ridvan Nunes Fernandes (13,42%); conforme votação da Consulta Prévia.
Durante a reunião, os membros podiam votar em um candidato a reitor e um a vice-reitor. Para o cargo de reitor, Fernando Carvalho foi o candidato mais votado com 74 votos; Luciano Façanha, em segundo lugar, recebeu 22 votos; em terceiro, Isabel Ibarra, com 1 voto; também foi registrada 1 voto de abstenção. Para vice-reitor, Leonardo Soares recebeu 82 votos; Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade, com 8 votos; e Ridvan Nunes Fernandes com 7 votos, e 1 voto de abstenção.
Fernando Carvalho, primeiro colocado para o cargo de reitor, manifestou os agradecimentos a toda comunidade acadêmica e ressaltou o trabalho realizado para que tudo ocorresse da maneira mais clara e objetiva. "No dia 21 de julho deste ano, foi realizada a consulta prévia para a reitoria de nossa universidade. Nesse pleito, ficamos em primeiro lugar, com 43,05% dos votos, representando a vontade da comunidade acadêmica, em um processo livre e democrático. Hoje o colégio eleitoral especial confirmou a nossa vitória, com 75% dos votos dos conselheiros e conselheiras e formou a lista tríplice que será enviada ao governo federal para a nomeação do meu nome como reitor. Meu agradecimento a toda a comunidade acadêmica, que exerceu seu direito de voto, à minha equipe de campanha e aos conselheiros e conselheiras do colégio eleitoral, que ratificaram o resultado das urnas, demonstrando o seu compromisso com a vontade da comunidade acadêmica e reafirmando a democracia dentro da nossa Universidade" declara.
Do mesmo modo, Leonardo Soares, primeiro colocado para o cargo de vice-reitor, proferiu sua gratidão à confiança depositada no seu processo de candidatura e de escolha como vice-reitor da Universidade. "Recebi o resultado de hoje com muita felicidade porque a democracia da Universidade foi mantida. Queria agradecer imensamente esse colégio eleitoral, principalmente, aquelas pessoas que confiaram em mim. Foi uma votação muito expressiva, com mais de 2/3 do colégio eleitoral, chancelando a consulta da nossa Universidade. Vamos continuar trabalhando muito por essa instituição para continuar ampliando o legado do nosso reitor, o professor Natalino Salgado Filho. Esse legado vai continuar sendo trabalhado pelo professor Fernando e pelo professor Leonardo e por toda equipe que irá compor a gestão superior do próximo mandato" enfatiza.
Após a votação, a ata da reunião foi aprovada com 84 votos favoráveis e 2 contras.
O atual reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, destaca que todo o processo foi realizado de forma democrática. "Nós estamos conduzindo democraticamente a instituição e ela tem se renovado, crescido e melhorado seus indicadores. O crescimento da UFMA é tão substancial que é visível aos olhos de quem faz o dia a dia da Universidade e da comunidade lá fora. Os números traduzem isso com muita transparência. Conduzimos com muita tranquilidade essa reunião muito significativa, de modo que, os candidatos que alcançaram seus percentuais em consulta prévia, tiveram a confirmação da democracia, permanecendo em suas colocações. Desde o início, o processo se manteve em democracia respeitando toda a comunidade universitária" expressa.
O próximo passo é o envio da lista para o Ministério da Educação para fins de aprovação, nomeação e posse.
Informação: UFMA
0 comentários:
Postar um comentário