sábado, 2 de setembro de 2023

Eduardo Sanovicz, presidente licenciado da Associação Brasileiro das Empresas Aéreas – ABEAR morreu nesta sexta-feira (1º) em Santos.

Gentil, conciliador, inteligente, amigo e profundamente informado sobre questões relativas à aviação comercial do Brasil, Sanovicz atendeu diversas vezes o DIÁRIO DO TURISMO. Em uma delas, disse que estava trabalhando para que o o ambiente regulatório aéreo brasileiro fosse igual ao internacional. “Porque isso faz com que a gente possa continuar crescendo e continuar essa trajetória de mais voos para mais passageiros a custos e tarifas cada vez mais competitivos, então isso é um diagnóstico do passado e do presente. 

Em sua última entrevista ao jornal, afirmou que “O Turismo sempre estará vinculado às concepções políticas que assumem a direção do país (…) Estas concepções que levaram o Turismo a crescer deixaram de existir e nós andamos para trás muitos anos. Trata-se, portanto, de enfrentar o debate: que decisões, ações, e concepções políticas nós queremos sobre a economia, qual economia queremos construir para o Brasil e que eixos queremos para essa economia na próxima década. Com o Turismo sendo reincluído nesse processo, a gente pode voltar a crescer e voltar a andar. É uma decisão a ser tomada pelo conjunto da sociedade e um dos desafios que nossa sociedade tem que encarar sem se afastar um milímetro que seja do ambiente democrático”…

Ainda nesta sexta-feira, nas redes sociais, um comunicado da família deu esperanças de que Sanovicz ainda hão havia partido, embora alguns veículos de imprensa sem checar as fontes necessárias anteciparam a morte de Sanovicz, com o objetivo único de conseguir audiência. Leiam o relato de um dos membros da família:

Eduardo iniciou sua partida. Está confortável, ouvindo Titãs e outras músicas da MPB, com aroma de lavanda no travesseiro, rodeado pelos filhos Mariana, Carolina, Gabriela e Artur, as 4 Joias da Coroa que ele tanto ama, por mim, sua mãe Diva, seu irmão Marcelo e sua cunhada Vera. Desde o início, sempre presentes, os anjos da guarda de apoio médico, agora para monitorar o processo que está ocorrendo de forma natural, ou seja, seu próprio corpo já está produzindo sua sedação.

Peço desculpas pelas mensagens não respondidas, mas foram dias intensos. Chegamos a Santos na quarta-feira passada, cidade do coração que ele escolheu para passar seus últimos momentos de vida. Precisava ver o mar e olhar para o horizonte!!! Coisas que ele prezava enormemente.

A família toda veio junto e houve tempo de conversarmos, de alguns amigos e familiares visitá-lo e dele falar a respeito de seus desejos com relação ao funeral. Ele pretende ser cremado, homenageado pelos amigos e suas cinzas deverão ser jogadas ao mar, entre a Ponta da Praia e o Gonzaga pelos filhos.

Sempre com muita energia e carregado de propósitos, nunca esperou por nada. Vida intensa, realizações muitas, cercado de amigos sempre. Nesse ritmo, a morte também chegou rápida e apressada.

Garanto que se sente um homem muito feliz e realizado pelas escolhas que fez, pelos amigos que conheceu e pela obra setorial, social, política e acadêmica que deixa como legado.

Grata a todos vocês que torcem por nós e compartilham da existência do Eduardo que certamente deixa doces lembranças e várias histórias a todos nós!

Agradeço se puderem informar outros grupos e amigos. Eduardo sempre procurava compartilhar sua vida e saberes com todos que o cercavam.

Daremos notícias.

Enquanto isso, sintam-se à vontade para compartilhar fotos e histórias!

Velório

O velório acontece neste sábado à partir das 14hs no Memorial Necropole Ecumênica, na avenida Nilo Peçanha, 30, Bairro do Marapé, em Santos.

Eduardo Sanovicz

Graduado em história, foi mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de marketing e turismo, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado (2007 a 2011); vice-presidente da ICCA — International Congress & Convention Association (2001 a 2007); presidente da Embratur (2003 a 2006), sendo responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1997 a 2000); e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos (1993 a 1996).

Em agosto de 2012 assumiu a presidência da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)”, a convite das empresas nacionais de aviação.

Informação: Diário do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário