terça-feira, 5 de setembro de 2023



Viajar pra Europa não vai ser mais gratuito. Além de desembolsar dinheiro pra passagem, hospedagem e para as refeições em euro, a partir de 2024, quem quiser entrar nos países da UE vai ter que pagar uma taxa.

Segundo o bloco, o Etias — Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens — tem o objetivo de ampliar a segurança nas fronteiras e rastrear digitalmente os viajantes.

Como o próprio nome já diz, não se trata de um visto, mas de um sistema para os turistas fazerem o pré-registro de suas viagens.

Assim, os cidadãos de países que atualmente não precisam de visto para entrar na União Europeia — como o Brasil, EUA, Reino Unido e Japão — terão que pagar a taxa estipulada.

A relevância: Dos 10 países mais visitados do mundo, mais da metade fica na Europa. Sendo um motor de crescimento econômico, o turismo representa cerca de 5% do PIB do bloco.

  • Em um ano, estima-se que 40 milhões de viajantes fora da UE visitariam esses países — o que renderia 280 milhões de euros com o pagamento da taxa.

Além disso, seguindo o principal objetivo, o sistema vai recolher dados biométricos e informações de chegada e saída, contribuindo para a segurança interna e impedindo a migração irregular.

Isso é exclusividade da Europa? Esses impostos são bem comuns no Caribe, onde costumam vir junto com as tarifas dos hotéis. A Nova Zelândia e o Japão também cobram taxas semelhantes.

Fonte e imagem: thenews  / Reprodução 

0 comentários:

Postar um comentário