Sustentabilidade, tradição e criatividade estão expressas na produção artesanal do Ceprama.
Sustentabilidade, tradição e criatividade estão expressas na produção artesanal do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). Diante de toda representatividade cultural e da importância econômica do artesanato maranhense, é que o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretária de Estado do Turismo (Setur-MA), comemora na data de 20 de outubro, os 34 anos do Ceprama, que além do valor sociocultural e da atividade artesanal, possui relevante importância econômica, por ser responsável pela geração de renda de inúmeras famílias maranhenses.
Para Lúcia Franco, artesã há 33 anos da instituição, é uma imensa gratidão fazer parte, poder observar e vivenciar as mudanças e evoluções que o Ceprama teve. “Essa aqui é a nossa casa, é uma família. O Ceprama acolhe todos, capacita, orienta e isso nos realiza.”, declarou a artesã.
No Ceprama, fundado em 1989, é possível encontrar produtos de todas as regiões do estado produzidos a partir das matérias primas, em sua maioria, tiradas do bioma local e transformadas em obras de arte e de expressividade do cotidiano e do modo de ser do povo maranhense. Os artesãos do Ceprama usam sementes, barro, cerâmica, madeira, ossos, pedras, fibras, palha, azulejos, couro e rendas de bilro em peças carregadas de significado.
O Centro atrai turistas de várias partes do mundo, durante o ano inteiro, em busca da diversidade das peças. “A diversidade do povo maranhense é expressa através de manifestações artísticas e culturais únicas. Estamos representados na dança, no teatro, na música, nas manifestações populares, na literatura, como também no nosso modo de vida, de vestir, de praticar a religiosidade. Nesse contexto, o Ceprama e o artesanato criado pelas mãos dos nossos artesãos e artesãs, são também formas expressão e de construção histórica de tradições”, ressaltou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
O artesanato do Ceprama também representa um importante segmento de atividade econômica, sendo forte gerador de renda para artesãs, artesãos, comunidades originárias, associações e coletivos dedicados a este fazer. É um setor que se relaciona com o turismo e encontra nele um importante vetor de inserção social e econômica.
O viajante, muitas vezes, visita o destino em busca de conhecer o lugar, as tradições, identidade cultural do povo e o artesanato, que é uma importante manifestação da cultura local.
“Aqui, no Ceprama, temos criações que reúnem valor cultural, técnica e criatividade resultantes de trabalho, predominantemente, manual e que expressam a identidade do nosso povo, compõem o vasto repertório artesanal do estado do Maranhão. Bordados, carpintaria, cerâmica, cestaria, costura, renda, tapeçaria, entre outras tipologias, unem tradição e inovação, numa rede entrelaçada por várias influências e origens”, destacou o diretor do Ceprama, Jorge Beckmam.
Assim como cada destino turístico tem uma paisagem, história e população, isso também acontece no Ceprama com a cultura e a tradição local, que são evidenciadas pelo artesanato.“O Ceprama reúne uma série de ações estruturantes para o artesanato maranhense, realizando iniciativas nas áreas de Qualificação, Promoção e Comercialização do artesanato. As atividades desenvolvidas abrangem os nove polos turísticos do estado, reunidos de acordo com segmentos artesanais e fluxo turístico”, garantiu o coordenador Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, Carlos Martins.
A Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) desenvolve uma forte política pública para o setor, implementando programas e ações voltadas ao seu fortalecimento e crescimento.
Comemoração dos 34 anos
O Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (Ceprama) celebrou 34 anos de arte e cultura nesta sexta-feira (20) com uma programação festiva, que reuniu artesãos, a comunidade da Madre Deus, servidores do Ceprama, da Setur-MA e os grupos musicais do estado.
A programação do aniversário de 34 anos do Ceprama teve início às 9h, no auditório do Ceprama, com a fala do subsecretario da Setur-MA, Luiz Thadeu, do diretor Ceprama, Jorge Beckman, do coordenador Estadual do PAB, Carlos Martins e teve as seguintes atrações: o Coral da Universidade Integrada da Terceira Idade - UFMA (UNIT) e a participação do Bloco Os Guardiões, da Madre Deus.
O Ceprama
O Ceprama funciona em um casarão de aproximadamente 3 mil m², nas antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. O local serve ainda de palco para apresentações artísticas e eventos.
O Centro de Artesanato se tornou referência no apoio e escoamento da produção artesanal de dezenas de municípios do estado. Além de abrigar também o único ponto de apoio do Programa de Artesanato Brasileiro no estado, onde é possível solicitar a Carteira Nacional do Artesão.
Para se formalizar o artesão pode procurar a Coordenação do PAB, que funciona no Ceprama. O atendimento para cadastramento de artesãos, avaliação técnica e emissão das carteiras é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 13h.
Já quem tiver interesse em conhecer e comprar os produtos comercializados no espaço, o Ceprama funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
O Ceprama fica localizado na Rua São Pantaleão, nº 1332, Madre Deus, Centro de São Luís (MA).
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário