SÃO LUÍS – A convite do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA), o secretário estadual de Meio Ambiente (SEMA), Pedro Chagas, esteve presente à Casa da Indústria, na última terça-feira (03), para apresentar o balanço dos seis primeiros meses à frente da pasta, com ênfase nas atividades de interesse da indústria maranhense. O encontro foi comandado pelo presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA, Claúdio Azevedo, e pelo presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação e vice-presidente executivo da entidade, Benedito Mendes. Na oportunidade, o secretário Pedro Chagas aproveitou para fazer uma visita de cortesia ao presidente da entidade, Edilson Baldez.
Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente mencionou a criação de portarias específicas para agilizar o licenciamento ambiental e atrair novos investimentos para o estado e ressaltou que a gestão ambiental é feita de forma compartilhada entre empreendedores, sociedade civil e SEMA. Ele também apontou os desafios futuros relacionados à questão ambiental no Brasil e no mundo.
Em seu discurso, Cláudio Azevedo parabenizou a SEMA pelo trabalho que vem realizando e sua relação com a classe empresarial. “É ótimo quando conseguimos ter essa troca com o poder público. Recentemente, entregamos ao governo estadual um documento com dez sugestões para a política ambiental, com medidas de eficácia plena e direta para o setor. Fico feliz em ver que muitas das nossas sugestões estão sendo levadas em conta, diminuindo burocracias e agilizando processos”, afirmou.
O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA reforçou a importância da comunicação com o setor público para o crescimento do estado. “A união do público e privado é necessária para o desenvolvimento econômico de qualquer lugar. Esse apoio, troca de ideias e sugestões trouxe benefícios para a população, para o setor de produção e para a gestão pública. Nossa intenção é contribuir de maneira eficaz para o crescimento do nosso estado”, declarou Benedito Mendes.
Além das questões relacionadas à indústria, durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente fez um resumo da atuação da pasta em 2023, onde pontuou o lançamento de feiras ambientais, assinaturas de planos de gerenciamento de resíduos para o Ministério Público, adesões a programas e obtenção de recursos para gestão dos recursos hídricos. Citou ainda a entrega de licenciamentos ambientais para cooperativas de catadores e a publicação do plano estadual de resíduos. Pedro Chagas também falou sobre as fiscalizações realizadas em madeireiras irregulares e sobre as iniciativas voltadas à conservação ambiental e a revitalização da Lagoa da Jansen.
“Com o apoio do empresariado estamos conseguindo realizar a capacitação dos nossos consultores e colaboradores. Vocês também estão nos apoiando em vários projetos, isso tem contribuído para o sucesso da nossa gestão. Cito aqui o Programa S.O.S Queimadas que está sendo realizado pelo Maranhão, com o apoio das entidades do setor produtivo”, declarou.
Participaram o superintendente regional da CONAB-MA, Francisco José Cysne Aderaldo; o superintendente estadual do BNB, Isaque Nascimento; representantes das empresas Vale, Alumar, Suzano, Maxtec, AMEQ, VLI, PSIU, Biofibra, Bússola Ambiental; representantes das entidades UEMA, INMEQ, SEDEPE, SEINC; empresários do setor industrial, além da presidente do SINDIPAN e diretora da FIEMA, Francina Rosa Freitas, o presidente do SINDÓLEO e 1° tesoureiro da FIEMA, Raimundo Nonato Pinheiro e o presidente do SINDICOR, Flávio Barbosa Lima e representantes do SINDUSCON-MA.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário