ESG está entre os temas principais da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, que será realizada de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos.
SÃO LUÍS - Conscientização e capacitação das equipes e lideranças, definição de prioridades e metas, além da obtenção de dados e informações confiáveis são os principais desafios para uma maior maturidade das práticas de ESG no país. A conclusão é do Panorama ESG no Brasil 2023, pesquisa elaborada pela Câmara de Comércio Americana no Brasil (Amcham Brasil) em parceria com a Humanizadas. Além de Tecnologia e Inovação e Capital Humano, a 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, uma realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), terá como foco a temática ESG (Ambiental, Social e Governança).
De acordo com a pesquisa da Amcham Brasil, da qual participaram mais de 500 empresas, as práticas ESG estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, mas ainda há desafios. Algumas das conclusões do Panorama são: 47% das empresas brasileiras já aderiram a práticas ESG e 31% planejam aderir em breve. O setor que apresenta maior adesão é o de serviços financeiros, seguido pelo de tecnologia e telecomunicações, e os principais motivos para a adoção de práticas ESG são o fortalecimento da reputação da marca (61%), ter impacto positivo em questões socioambientais (57%) e reduzir riscos (40%).
E no que as empresas estão focando quando se trata de implementar práticas ESG? No pilar ambiental as empresas estão concentradas em questões como redução de emissões de gases de efeito estufa, uso eficiente de recursos naturais e gestão de resíduos. No pilar social, as corporações nacionais enfatizam questões como diversidade, equidade e inclusão, capacitação e desenvolvimento de funcionários e responsabilidade social. E, finalmente, no pilar de governança, as empresas estão focando em questões como transparência, accountability (responsabilidade) e ética.
O coordenador da Expo Indústria Maranhão, Gilberto Matos, explicou que a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste será palco para a realização de painéis e de palestras técnicas sobre o tema ESG. Será uma oportunidade ímpar para que o público esteja em contato com especialistas da área e conheça os cases de empresas maranhenses que já implementam práticas de ESG.
“É incontestável que as empresas que tornam evidente seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade, além de manterem uma governança transparente e responsável, estão em uma posição mais vantajosa para gerenciar riscos, atrair talentos e impulsionar o crescimento de suas receitas’, explicou Gilberto.
A Expo Indústria Maranhão 2023 tem a expectativa de receber um público superior a 40 mil pessoas e potencial para gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. Além dos painéis e palestras técnicas, a feira terá muitos espaços com programação simultânea para todos os públicos, como Expo Show (apresentação de shows e espetáculos), Expo Agro (exposição de produtos e maquinários agrícolas), Terminal de Inovação (para startups com foco na indústria), Expo Summit (palestras gratuitas com duração de 30 minutos), Expo Fornecedores ( para expositores de outros estados e do exterior) e Plenarium (onde ocorrerão as discussões sobre os temas da feira deste ano, a exemplo do ESG).
A Expo Indústria Maranhão 2023 ocorre entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos. A feira tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário