Colaboradores surdos participaram da ação educativa Mamômetro em Ação com ajuda de intérpretes de libras
Com o slogan “Previna-se: O seu cuidado de hoje será o reflexo da sua saúde amanhã”, o NEP / Núcleo de Educação Permanente do Hospital do Servidor Estadual (HSE/HSLZ), sob a coordenação da enfermeira Rebeca Cutrim está promovendo uma ampla campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Na agenda até o final do mês de outubro estão ações educativas, rodas de conversas e palestras, tendo como público-alvo não apenas os colaboradores, mas também pacientes e seus acompanhantes.
E reconhecendo a importância da inclusão e da acessibilidade nas campanhas de saúde, o HSE/HSLZ incorporou em sua programação do Outubro Rosa ações educativas direcionadas especialmente aos colaboradores surdos da instituição. Essa semana eles participam com a ajuda de intérpretes de libra da ação educativa Mamômetro em Ação. Através de um manequim, as pessoas com deficiência auditiva podem aprender mais sobre os principais sintomas do câncer de mama, de forma bem interativa e lúdica, tornando o aprendizado divertido e eficaz.
Anualmente, o HSE promove ações do Outubro Rosa, para reforçar a relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais acomete mulheres em todo o mundo. Vale lembrar que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025; segundo dados da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Apesar de urgente e necessária toda a sensibilização sobre a prevenção dessa doença, nem sempre essas ações e informações alcançam todos os públicos da forma devida, especialmente aqueles com deficiências auditivas. Diante deste cenário, o hospital HSE / HSLZ decidiu inovar e oferecer uma abordagem mais inclusiva.
O Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo destacou a importância dessa iniciativa: "Muitas vezes, a comunidade surda se sente excluída de campanhas e informações cruciais para a saúde. Ações como essa não apenas informam, mas também valorizam e reconhecem a importância de se comunicar de forma acessível com todos. O nosso Núcleo de Educação Permanente e todos os envolvidos nessa ação estão de parabéns por essa iniciativa, que além de aumentar a conscientização sobre a doença, também fortalece entre nossos colaboradores com deficiência auditiva o sentimento de pertencimento e de valorização” declarou o Diretor.
A campanha será encerrada no HSE /HSLZ nos próximos dias 26 e 27 de outubro. No dia 26.10, acontece uma roda de conversa coordenada pela médica mastologista Dra. Yara Senna. Já no dia 27.10 acontece a ação “Quarto Rosa”, um espaço voltado para a beleza e a autoestima com sessões de aromaterapia, limpeza facial, além do autoexame de mamas, brindes e sorteios.
Informação: Intermídia Comunicação Integrada
0 comentários:
Postar um comentário