A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o período de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável. O Sesc foi uma das primeiras instituições no Brasil a investir na promoção da cultura da longevidade, do envelhecimento ativo e da qualidade de vida da população idosa e este ano comemora 34 anos no Maranhão e 60 anos de Trabalho Social com Pessoas Idosas no Brasil. Em São Luís, a celebração acontece por meio da realização do Seminário “Envelhecimento e Intergeracionalidade: Desafios e Possibilidades” de 26 a 28 de outubro.
O evento é de cunho educativo, científico e social, voltado à pessoa idosa, estudantes, profissionais de Gerontologia a áreas afins. Nesta quinta, 26 de outubro, a programação acontece no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com apresentação de corais, falas oficiais e a Palestra Magna de abertura ministrada pela professora Doutora Natália Horta, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Na sexta (27), a programação continua no Sesc Deodoro. A agenda inclui a Mesa de Diálogos “Projetos Intergeracionais bem sucedidos – relatos de experiências” com representantes do IFMA, UFMA/UNITI, UEMA/UNABI e ANG – Maranhão, além de sessão de cinema e oficinas socioeducativas: Ginástica para corpo e mente, Lettering – Pintura de frases em camisas, Fotografias de bolso (com aparelhos celulares), Musicalidade e arte, Isoporgravura e Dança do Ventre Descomplicada.
No encerramento do evento, 28 de outubro, o Sesc programou passeio, baile com animação musical e jogos cooperativos no Clube Sênior José de Alencar com vistas a ofertar ações ludorecreativas que promovam a interação, o lazer e entretenimento dos 180 participantes. O espaço é dedicado ao público 60 + e dispõe de pista de caminhada, salão de festas, lago, estrebaria, refeitório, quadra de areia, piscina e salão de beleza.
Trabalho Social com Pessoas Idosas no Sesc
Até o início da década de 1960, as imagens e os conceitos atrelados à velhice insistiam na ideia de que seria uma fase da vida marcada pela fragilidade e inatividade. Acompanhando as discussões relacionadas ao envelhecimento que aconteciam em outros países, o Sesc enviou aos Estados Unidos uma equipe de técnicos para conhecer o trabalho desenvolvido nos centros sociais para idosos, que apresentavam uma expansão de programas e equipamentos voltados para essa faixa etária.
O Trabalho Social com Idosos (TSI) surgiu em São Paulo em 1963. Caracterizado como um programa de educação não formal e permanente, tem por principal finalidade a valorização da pessoa idosa por meio das práticas de sociabilidade, da reflexão acerca do envelhecimento, da potencialização e partilha de saberes e da integração com as demais gerações.
PROGRAMAÇÃO
Dia 26/10 – Tarde – TEATRO SESC NAPOLEÃO EWERTON
– 15h – Credenciamento/Inscrição nas Oficinas
– 16h – Abertura Oficial/Mestre de Cerimônias; Hino Nacional e Hino da cidade de São Luís – Corais Sesc Vozes de Sabedoria e Sesc Sons da Maturidade
– 16h30 – Fala das autoridades
– 17h às 18h – Palestra Magna – ENVELHECIMENTO E INTERGERACIONALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES com a Dra. Natalia Horta
– 18h – Coffee Break
Dia 27/10 – Manhã – AUDITÓRIO SESC DEODORO
09h – Atividade Integrativa (Acolhimento e Alongamento – todos)
09h30 – Mesa de Dialógos: “Projetos intergeracionais bem sucedidos – compartilhamento de experiências” – UFMA/UNITI, IFMA, UNABI/UEMA e Sesc MA
10h30 – Debate
11h – Almoço
Dia 27/10 – Tarde AUDITÓRIO SESC DEODORO
12h às 13h30 – Campeões de Bilheteria/ Sucessos do Cinema – CineSesc
13h30 – Atividade Integrativa
14h às16h30 – Oficinas Socioeducativas:
Ginástica para corpo e mente
Lettering – Pintura de frases em camisas
Fotografias de bolso ( com aparelhos celulares)
Musicalidade e arte
Isoporgravura
Dança do Ventre Descomplicada
17h – Encerramento
Dia 28/10 – Manhã – CLUBE SÊNIOR JOSÉ DE ALENCAR
8h30 – Acolhimento e Alongamento
9h – Passeio Integrativo
11h30 – Almoço
12h às 15h – Baile com animação musical e jogos cooperativos
15h – Retorno ao Sesc Deodoro
Informação: Sesc MA
0 comentários:
Postar um comentário