quinta-feira, 26 de outubro de 2023

A proposta do SESI é permitir que cada vez mais estudantes maranhenses sejam inseridos no mundo da robótica  

SÃO LUÍS – Na manhã da terça-feira, 24/10, o gestor do SESI Casarão da Indústria, Gabriel Maranhão, e sua equipe receberam a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e a secretária adjunta de Educação de Bacabal, Patrícia Teles. As representantes dos dois municípios assinaram Termo de Compromisso para recebimento de kit do Projeto Prototipando Sonhos, que democratiza o ensino de robótica para alunos de escolas públicas municipais do estado.   

 Cada município ganhou um kit do projeto contendo um tapete de competição, uma maleta SPIKE principal e uma maleta SPIKE complementar. O kit serve para o desenvolvimento das habilidades e funcionabilidades do torneio de robótica do SESI. “No kit, o tapete já é da nova temporada 2023/2024 e nós esperamos levar sonhos e, principalmente, desenvolvimento e conhecimento para esses alunos que receberão o incentivo de participar do nosso torneiro de robótica”, disse Gabriel Maranhão, Gestor do SESI Casarão da Indústria.  

No município de Bacabal já havia projetos de robótica com investimento próprio. A meta agora é crescer ainda mais com apoio do SESI. A secretária adjunta de Educação comentou que a robótica hoje tem feito um diferencial na vida das crianças que participam do projeto. Na cidade há sete polos, sendo cinco na sede e dois na zona rural.  

“A gente está aqui recebendo hoje esse kit em São Luís e que irá nos proporcionar a ampliação desses polos para que as crianças possam desenvolver cada vez mais suas habilidades. A gente tem descoberto talentos, temos crianças autistas inclusas no projeto. Então essa parceria do setor público com o privado na educação é muito importante,” disse Patrícia Teles, secretária adjunta da educação de Bacabal  

Em Lago da Pedra, a parceria com o SESI dá início ao ensino de robótica na região, com objetivo de levar mais conhecimento tecnológico à cidade. “Esse é um momento marcante com a robótica nas nossas escolas, que prospecta futuro, conhecimento. Sem tecnologia hoje, sem esses avanços, é impossível nós garantirmos o futuro que a nossa juventude precisa para esse momento que é fundamental para aquisição de conhecimento”, disse a prefeita Maura Jorge.  

O Projeto “Prototipando Sonhos” é desenvolvido de forma itinerante pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.   

A proposta do SESI é permitir que cada vez mais estudantes sejam inseridos no mundo da robótica de forma saudável e construtiva, equilibrando as exigências de passar conteúdos e conhecimentos, com a necessidade de estimular no aluno a confiança, a autoestima, as competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo, interpretar e interagir com a realidade.  

Até o final deste ano, a previsão é que o número de municípios atendidos pelo SESI no Projeto “Prototipando Sonhos” chegue a 25 municípios, o que totaliza uma média de 250 alunos atendidos. A iniciativa já gerou bons resultados: sete equipes de escolas públicas já participaram do Torneio Regional de Robótica na temporada 2022/2023 Super Power. Uma escola pública de Imperatriz foi classificada para a etapa Nacional da competição e uma equipe de um assentamento em Lagoa Grande ficou em 1º lugar em Core Values.  

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário