segunda-feira, 9 de outubro de 2023

O estágio é o primeiro contato do estudante com a área de trabalho na qual pretende atuar. Diante da importância dessa primeira experiência profissional, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) se propôs a contribuir, de forma direta, na formação qualificada dos estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O auxílio na preparação ocorreu, através do estágio curricular, para alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo, nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s).

“Essa parceria enriquece a Setur-MA, que recebe um novo ar e só tem a ganhar com a troca de conhecimento. É uma grande oportunidade- não só para os alunos crescerem profissionalmente convivendo com nossos profissionais e aplicando, na prática, o que sabem- como para todo nosso corpo técnico”, destaca Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.

A oportunidade faz parte do programa “Pra Saber Mais”, do IEMA, que tem por objetivo inserir os estudantes na prática profissional. O projeto proporciona atividade de extensão do aprendizado da sala de aula, possibilitando contato direto com empresas e profissionais que atuam nas áreas dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituição.

O coordenador de Estágios do IEMA, Prof. Celso Rodrigues, explica que o Estado recebe estágios obrigatórios e não obrigatórios. “O estágio é um ato educativo. É uma chance do estudante amadurecer a escolha profissional ao sentir a atmosfera do ambiente de trabalho, conhecer pessoas e, assim, desenvolver competências de modo contextualizado. Para inserção no campo do estágio, o IEMA criou uma estrutura com coordenadores e uma gestão central. Tal estrutura é indispensável para efetivação do estágio”, disse.

Os alunos são adolescentes, entre 16 e 17 anos, que, por um lado, aprendem noções de Logística, Gestão Turística e Atendimento ao Público, enquanto, por outro, ampliam a qualificação dos profissionais que já estão no setor. Os alunos também assistiram a um curso de qualificação em “Atendimento ao Turista", ministrado pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA.

A coordenadora dos Centros de Atendimento ao Turista, Marilia Ribeiro, disse que os alunos puderam observar como é a rotina dos CATs. “Apresentamos a eles as demandas que surgem nos Centros de Atendimento ao Turista e como a Setur-MA presta um serviço fundamental aos turistas e visitantes do nosso estado”.

De acordo com o professor e coordenador do Núcleo de Integração Escola Trabalho NIET – IEMA, São Luís-Centro, Júnior Neves, “fazer um estágio em um Centro de Atendimento ao Turista é uma excelente maneira para os estudantes de Turismo adquirirem habilidades práticas, conhecimento profundo do destino e experiência valiosa no setor, preparando-os melhor para futuras oportunidades de carreira na indústria do turismo”.

A estudante do curso técnico em Guia de Turismo, Paula da Silva Maciel de Sousa, conta que a experiência de estagiar no Centro de Atendimento ao Turista tem sido enriquecedora. “É muito bom poder vivenciar aquilo que estudamos no IEMA. Aqui, na Setur–MA, eu comecei a enxergar todas as possibilidades que a minha área oferece. Uma experiência única para eu entrar no mercado de trabalho. A gente acompanha o funcionamento dos Centros de Atendimento ao Turista, recepciona e intermedia o contato com os visitantes e atende em todos os CATs de São Luís. Com os guias e atendentes, fizemos capacitações. Está sendo muito bom para minha formação. Estou evoluindo bastante”.

Segundo dados gerais dos vinte e dois IEMAs Plenos, em 2023, mais de 100 convênios já foram assinados, ofertando estágio para 3.278 estudantes aptos.

Hora do City Tour

Após dois meses de estágio, os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo finalizaram o período com um tour por diversos pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís. Um passeio mostrando o que aprenderam com os guias e atendentes dos Cat’s.

O roteiro do City Tour, criado pelos estagiários, incluiu: Palácio dos Leões, Praça dos Poetas, Casa da Ana Jansen, Igreja da Sé, Praça Benedito Leite, Rua do Giz, Praça Nauro Machado, Mercado das Tulhas, Rua Portugal e Beco Catarina Mina.

O jovem estudante Gustavo Santos, de 18 anos, conta que é uma oportunidade única para a vida profissional. “É a minha primeira experiência com prática de City tour e guiamentos realizados pelo estágio do curso técnico. É uma experiência maravilhosa, porque durante 3 anos a gente precisou bastante e, agora, tive realmente e senti a essência de como é guiar e contar a história da nossa cidade para as pessoas".

Ele completa falando que o ponto escolhido por ele foi a Rua do Giz, em São Luís, que ganhou um título concedido pela revista Casa Vogue, em 2021, por ser uma das seis ruas mais bonitas do país. “Eu vou falar sobre a rua do Giz, que é uma das ruas mais bonitas de São Luís, colonial e do Centro Histórico. Eu sou bastante apaixonado por essa rua, por isso, eu resolvi falar sobre ela”, disse o estagiário, Gustavo Santos.

A visita foi feita sob o acompanhamento da coordenadora dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), Marilia Ribeiro. O City Tour proporcionou aos futuros tecnólogos guias de Turismo o exercício da prática profissional ao guiar os 24 participantes do City Tour. Os estudantes orientaram quanto à história, gastronomia, artesanato, geografia, política, dentre outras informações acerca do Centro Histórico de São Luís.  

“Hoje, a gente finaliza nosso estágio com passeio guiado, conhecendo algumas casas e museus. São jovens que estão aprendendo sobre o turismo do nosso estado, mas, principalmente, da nossa capital. Nosso papel é de ajudar nessa formação, repassando toda a nossa experiência”, afirmou a coordenadora do CAT, Marilia Ribeiro.  

No Maranhão, são 13 unidades do Centro de Atendimento ao Turista que, além de oferecerem informações turísticas, desenvolvem outras ações voltadas à recepção/atendimento dos turistas, distribuem mapas, possibilitam acompanhamento de guias de Turismo e tiram dúvidas sobre roteiros da região.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário