Mulheres dominando e uma população cada vez mais envelhecida. É isso que mostrou a quarta rodada de divulgação dos dados do Censo do IBGE.
- Na última vez em que essas informações sobre o nosso povo foram divulgadas, em 2010, a idade média do brasileiro era de 29 anos. Agora, o BR tem em média 35 anos.
Na última vez em que essas informações sobre o nosso povo foram divulgadas, em 2010, a idade média do brasileiro era de 29 anos. Agora, o BR tem em média 35 anos.
A gente separou o que de mais importante a pesquisa mostrou. Pega o cafézinho sem açúcar porque tá na hora do resumão do dênius:
💁♀️ A mulherada não para de aumentar. Dos 203 milhões de brasileiros, 51,5% são mulheres. Juntas, são 104,5 milhões contra 98,5 milhões de homens — isso dá 94 homens para cada 100 mulheres.
👴 Mais idosos e menos jovens. Em 1990, o país tinha 14 idosos para cada 100 jovens. Em 2010, eram 31 e, agora, são 55 idosos a cada 100 jovens brasileiros.
👦 Menos crianças pra brincar. O número de crianças também caiu 12,6% comparando com 2010. Agora, são 40 milhões de brasileiros até 14 anos.
Mas o que explica as mudanças?
O principal ponto é que os brasileiros estão fazendo menos filhos, reduzindo a chamada taxa de fecundidade.
- Foram dois momentos de forte redução dos nascimentos: a onda de infecções do zika vírus e a pandemia de Covid-19.
Já o aumento de mulheres tem a ver com a maior taxa de mortalidade entre os homens. Basicamente, os homens estão morrendo mais.
- Até os 24 anos, os homens são maioria, mas depois disso a pirâmide se inverte. Segundo o IBGE, existe uma “sobremortalidade masculina” na juventude muito associada a violência e acidentes.
Zoom out: A queda nos nascimentos preocupa a economia, já que quanto mais a população envelhece, tem menos gente em idade para trabalhar e contribuir com a previdência — o pagamento das aposentadorias.
O Brasil já gasta muito mais com a previdência do que recebe com impostos. O rombo previdenciário do ano que vem deve ser de R$ 276,9 bi, o que dá 2,6% do PIB. E esse número deve mais que dobrar até 2060 e quadruplicar até 2100.
Informação: The News
0 comentários:
Postar um comentário