As alunas da instituição também realizaram a doação de roupas infantis confeccionadas por elas, para o Orfanato Menino Jesus de Praga
TIMON - A Moda sustentável vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial. E você sabe qual objetivo desse novo segmento? Ele surgiu para eliminar ou minimizar os impactos ambientais durante o processo de desenvolvimento de produtos até o seu pós-consumo. Essa vertente, ao mesmo tempo que propõe alternativas para que o processo de confecção seja feito de forma menos prejudicial, também nos mostra a importância de se consumir produtos de maneira mais consciente.
Pensando nisso, os alunos do curso de Aprendizagem Básica em Costura de Roupas Sob Medida do SENAI-MA em Timon, em colaboração com o Grupo Noroeste, realizaram o Desfile de Moda: “Sustentabilidade, Upcycling e Reciclagem", no auditório Wall Ferraz.
O evento destacou a criatividade e habilidades dos participantes, que apresentaram peças de vestuário confeccionadas a partir de materiais reciclados e processos de upcycling. Cada criação contou uma história única de reutilização, evidenciando o compromisso com a preservação ambiental e a redução do impacto da indústria da moda no meio ambiente.
A ação pioneira foi coordenada pela instrutora do SENAI-MA, Jailza Maciel, que falou sobre a importância da iniciativa. “Nosso proposito é promover a adoção de hábitos sustentáveis como parte integrante do estilo de vida. Estamos formando não apenas costureiros habilidosos, mas também agentes de mudança conscientes da importância da sustentabilidade na moda. Obrigada ao Grupo Noroeste de Timon pela parceria", destacou.
O representante do Grupo Noroeste, Antônio Carlos Leal, destacou a importância do trabalho realizado pelo SENAI-MA. “O SENAI-MA é uma instituição respeitada nacionalmente pelo excelente trabalho que realiza principalmente na área de capacitação de mão de obra e inovação. Ele tem contribuído para o desenvolvimento da indústria têxtil, reconhecendo a importância dessa colaboração para impulsionar o setor com profissionais qualificados e ideias inovadoras.
Além de proporcionar uma experiência única para os participantes, o desfile buscou conscientizar a comunidade sobre a importância de repensar os padrões tradicionais da moda, incentivando a escolha por peças produzidas de maneira ética e sustentável. A iniciativa reflete uma crescente tendência na integração de práticas ecoconscientes na indústria da moda, promovendo um impacto positivo tanto no âmbito local quanto global.
SOLIDARIEDADE
As alunas do curso Costureiro de Roupas Sob Medida do Polo Avançado de Timon confeccionaram e doaram roupas infantis para crianças do Orfanato Menino Jesus de Praga. As peças foram produzidas durante as aulas do curso nas modalidades Aprendizagem Industrial Básica e Qualificação Profissional sob a orientação das instrutoras Jailza Maciel e Francisca Sousa.
A iniciativa mostra a importância do ensino técnico profissionalizante para a formação de profissionais capacitados e engajados com a sociedade. A ação social permite que os alunos apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo, em que contribuem para a sociedade.
A instrutora do SENAI-MA, Jailza Maciel, destacou a emoção em contribuir na vida de seus alunos. "É muito gratificante poder contribuir para a qualificação de pessoas e o acesso ao mercado de trabalho. Ver meus alunos desenvolverem habilidades e competências que lhes permitirão crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos é uma das maiores recompensas do meu trabalho", declarou.
Já a instrutora do SENAI-MA, Francisca Sousa, enfatizou a importância da experiência extracurricular para a formação dos alunos, permitindo que eles apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e contribuam para a sociedade. “A ação social realizada pelas alunas do curso Costureiro de Roupas Sob Medida do Polo Avançado de Timon mostra como o ensino técnico profissional pode ser uma ferramenta importante para a formação de profissionais capacitados e engajados com a sociedade”, afirmou.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário