quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Este é o maior evento multisetorial do Norte e Nordeste, que será realizado de 9 a 12 de novembro, em São Luís


A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – é uma das patrocinadoras da Expo Indústria Maranhão 2023, um dos maiores eventos multisetoriais do Norte e Nordeste, que acontece de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Durante a exposição, a VLI participará de dois painéis. O primeiro deles, “Estímulo à Cultura de Inovação na Industria”, ocorrerá na sexta-feira (10), das 18 às 19h, e terá como painelista o analista de Transformação Digital da VLI, Tércio Máximo.

Conforme ele, a VLI tem a inovação como uma das estratégias para aumentar ainda mais sua competitividade e dos clientes, bem como para atingir seu propósito da companhia de transformar a logística do país. “Na busca pelo melhor desempenho de eficiência energética e, diretamente, também contribuir para a redução de emissão de CO2, a companhia iniciou, no Corredor Centro-Norte, a operação semiautônoma de trens. Por este projeto, chamado de Leader, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma”, explica.

O Leader integra a estratégia de descarbonização da empresa. No segundo semestre de 2022, 51 locomotivas com esta tecnologia de assistente de condução passaram a circular no Corredor Norte do país, trecho que liga Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís (MA). Somam-se a elas outras 110 locomotivas no Corredor Sudeste e 29 no Leste, totalizando 190 com esse sistema.

No sábado (11), também das 18 às 19h, o painel será “Práticas de Diversidade e Inclusão na Indústria” e contará com a participação da especialista de Diversidade e Inclusão da VLI, Patrícia Marçal. A VLI é uma companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos que busca valorizar a diversidade e promover a inclusão em suas operações.

De acordo com Patrícia Marçal, esse trabalho começou de forma estruturada em 2019 a partir da realização de um diagnóstico e, desde então, várias iniciativas foram realizadas para tornar a VLI uma empresa de todas as pessoas. “Dentre os compromissos relacionados à diversidade e inclusão, na Agenda 2030, destaca-se o compromisso público de ter pelo menos 30% de mulheres em posição de alta liderança (gerente e acima) até 2025, atualmente são 23%”, afirma.

Ela destaca que um balanço da empresa, considerando esse período de 5 anos, revela que muitos foram os avanços, principalmente, na promoção da equidade de gênero. “A VLI aumentou em 75% o número de mulheres¸ somando mais de 1.500 mulheres na companhia, e saltou de 14% para 23% o total de mulheres na alta liderança (gerente e acima)”.

Segundo a especialista de Diversidade e Inclusão da VLI, as mulheres são maioria na diretoria-executiva da companhia, que possui quatro diretoras e três diretores. “Além disso, na VLI, a representatividade feminina nos programas de porta portas de entrada, como os de seleção de trainees e estagiários, chega a 60%”, finaliza.

A exposição

Neste ano a feira, que é promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), abordará temas como ESG, capital humano, tecnologia e Inovação. Cerca de 45 mil visitantes devem passar pelo local nos quatro dias de evento, que é reconhecido como um espaço para demonstração da força produtiva do Maranhão, bem como de inovações e tecnologias importantes para aumentar a competitividade da economia criativa das indústrias maranhenses.   

Operação ferroviária no Maranhão

A VLI é controladora do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), por onde mantém fluxos de importação e exportação no sistema portuário de São Luís, movimentando cargas como grãos, fertilizantes, celulose, combustíveis e produtos siderúrgicos. A companhia teve um aumento de 18% no volume transportado pela FNS no último ano, com movimentação ferroviária de 15 milhões de toneladas, contra 12,7 milhões de toneladas registradas em 2021.

No Maranhão, a VLI detém ainda duas importantes estruturas que suportam o crescimento constante do transporte sobre trilhos no estado: a oficina ferroviária de Imperatriz, responsável pela manutenção das locomotivas e vagões que operam na região; e o Terminal Integrador de Porto Franco, o mais recente da VLI, inaugurado em 2022. Em agosto, a companhia anunciou a aquisição de 168 vagões e três locomotivas para o transporte do agronegócio da região, em um negócio de aproximadamente R$ 200 milhões.

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro.

Informação: WComunicação - Assessoria e Consultoria

0 comentários:

Postar um comentário