“Tenho uma responsabilidade enorme, pois, competimos com os nossos amigos e precisamos retornar todo esse aprendizado para além da nossa vida pessoal e profissional, mas também para a sociedade”. As palavras emocionadas são da estudante quilombola Mayrla Silva Santos, contemplada com a Bolsa Maria Firmina dos Reis. Um projeto pedagógico cultural desenvolvido entre o setor público e privado e que proporcionará a adolescente seis meses de intercâmbio na cidade de Córdoba, na Argentina.
A última etapa de seleção aconteceu na tarde desta segunda-feira (26/11) no auditório da Vice-Governadoria. O evento reuniu os parceiros envolvidos no projeto: governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação, e da Vice-governadoria por meio Setor de Internacionalização, a Prefeitura de Guimarães por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e pelos parceiros internacionais: a Eduquality, e do colégio Bilingue José Max Leon.
“É um projeto realizado com muito carinho e responsabilidade com a experiência da nossa equipe, envolvida em projetos como o Cidadão e o IEMA no Mundo. O intercâmbio impactará em definitivo na vida dessas adolescentes e temos a responsabilidade de garantir a melhor experiência possível”, disse Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo, empresa criadora do projeto.
“Importante essa parceria entre o público e o privado. No próximo mês vamos encaminhar 100 alunos pelo Cidadão do Mundo para destinos no exterior. O projeto de internacionalização da educação pública no Estado se fortalece a cada dia”, disse o vice-governador e secretário de educação, Felipe Camarão. “É um projeto que vai ao encontro do que Maria Firmina dos Reis tanto lutou: a transformação por meio da educação”, afirmou o prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes.
Concorrendo com Mayrla Santos, as a estudantes Ana Luiza Barbosa Sousa e Thyanny de Jesus Pereira Azevedo. Elas foram avaliadas por uma Comissão com a presença do coordenador do Setor de Internacionalização da Vice-Governadoria, Hugo Vega, o prefeito Osvaldo Gomes, o representante da cidade de Guimarães, Rafael Salcher e a jornalista a Inspirar Inovação & Comunicação, Yndara Vasques. Entre os critérios avaliados: criatividade, conteúdo, desenvoltura, organização do tempo. As candidatas responderam perguntas como: qual a importância do intercâmbio para você? Qual seria o benefício para a sua comunidade ao retornar dessa experiência?
A professora Rosa Salcher, entusiasta desde o início do projeto, anunciou a vencedora, Mayrla Sousa, da comunidade Largo do Sapateiro, distante 5 km da cidade de Guimarães. Ela lembrou também do irmão e vereador Zé Boca, outro grande incentivador da Bolsa Maria Firmina dos Reis.
Na ocasião foram entregues também os certificados para as alunas do IEMA, participantes do programa IEMA no Mundo. Nesta edição, que retorna após alguns anos, o programa beneficiará seis estudantes. Entre adolescentes presentes estavam: Giovanna Oliveira Serra contemplada com bolsa para os Estados Unidos e Mariana Aguiar Martins, contemplada com a Bolsa Escola Bilingue José Max Leon que a partir de agora se chamará Bolsa Sônia Guajajara. “Foi um processo seletivo disputado, mas que descobrimos muito companheirismo entre os colegas disputando a mesma bolsa. Acredito que a responsabilidade aumenta”, disse Giovanna Serra.
Participaram ainda da solenidade professores do IEMA, representando a diretora Cricielle Muniz, que estava com agenda de compromissos com o Ministro da Educação. Eram eles, Abenaias Almeida, coordenador adjunto pedagógico, o gestor geral do IEMA Tamancão, Tiago Anjos e a professora Olga Gutierres, coordenadora do Núcleo de Espanhol do IEMA.
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário