Ao longo do ano, foram realizadas 119 reuniões com gestores municipais de Turismo, sendo 56 reuniões presenciais e 63 online.
Reuniões de alinhamento com gestores de turismo, planejamento de ações e de apoio às gestões municipais, realização de visitas técnicas a atrativos turísticos para montagem de roteiros integrados. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Regionalização de Turismo do Maranhão, durante o ano de 2023.
Os números demonstram a dimensão que a gestão participativa tomou. A equipe técnica realizou 119 reuniões com gestores municipais de turismo no Maranhão, sendo 56 reuniões presenciais e 63 encontros realizados de forma online. Na pauta, a importância da formalização das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), nos polos turísticos maranhenses.
O diálogo envolveu gestores de 61 municípios turísticos, com o objetivo de orientá-los na estruturação e formatação de roteiros, bem como informá-los a respeito dos aspectos básicos do Programa de Regionalização, como a elaboração de um Plano Municipal de Turismo e a importância dos municípios ingressarem no Mapa do Turismo Brasileiro.
Este ano, a equipe de Regionalização também fez 154 visitas técnicas aos atrativos de 56 municípios maranhenses. As visitas técnicas fazem parte de um conjunto de ações da Setur-MA para diversificar a oferta de produtos turísticos nas regiões, possibilitando o fortalecimento de municípios pouco divulgados ou com menos atrativos.
“O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é um dos braços fortes da nossa gestão. Através dele, percorremos todos os polos turísticos do estado para abrir diálogo e planejar ações de novos roteiros integrados, incentivando a formalização das IGRs e a importância dos municípios ingressarem no Mapa do Turismo. Essas ações só confirmam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do turismo no Maranhão”, enfatiza o secretária de estado do Turismo, Socorro Araújo.
A superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, fez um balanço positivo das ações realizadas pela equipe técnica da Superintendência, no apoio à estruturação dos destinos e na gestão do turismo. “A ações realizadas pela Regionalização em 2023 foram de grande importância. Dessa forma, conseguimos identificar as reais necessidades de cada município em relação ao nível de governança, à situação dos Conselhos Municipais de Turismo, bem como às visitações dos atrativos turísticos. Informações que vão servir para o remapeamento dessas localidades e levantamento dos empreendimentos turísticos em cada polo, através de um trabalho conjunto com o Cadastur”, explicou a superintendente.
Para o presidente da Instância de Governança do Polo Munim, Nonato Torres, a atuação da Setur-MA, por meio da Superintendência de Regionalização, incentiva a execução de ações integradas com agentes de Turismo dos municípios que compõem o Polo.
“Acredito que essas ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Turismo são passos decisivos rumo ao desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios maranhenses. Os polos turísticos, extremamente estratégicos, podem direcionar o foco das iniciativas de 2023 para, em 2024, trabalharem ainda mais integrados com a Setur-MA. Com isso, poderemos qualificar ainda mais e revelarmos nossas potencialidades, melhorando a qualidade dos serviços a cada dia”, destacou Nonato Torres.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário