Promover e consolidar os destinos do Maranhão como produtos turísticos de grande potencial nacional e internacional. Com essa finalidade, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos, realizou diversas ações promocionais, em 2023.
Nos últimos 12 meses, a Setur-MA viabilizou a participação do Maranhão como expositor de destaque em seis feiras de turismo nacional e duas de turismo internacional, com o intuito de promover e apoiar a comercialização dos destinos maranhenses no mercado turístico. As ações totalizam um investimento de mais de R$ 906 mil.
A Setur-MA também capacitou 1.650 agentes de viagens para oferecerem aos clientes pacotes de viagens para São Luís, Chapada das Mesas e Lençóis e Delta, atualmente, os destinos mais procurados do estado. Do número total de agentes capacitados, 500 capacitações ocorreram de forma online.
“O Maranhão é um dos estados brasileiros que mais se destacam no segmento turístico do país. Além do turismo interno, o turismo internacional está sendo mais aquecido com investimentos em promoção e estruturação dos nossos destinos. Nossos atrativos são belíssimos e formam a vitrine para que os operadores e profissionais do mercado se sintam atraídos a conhecer mais sobre as belezas naturais do nosso Maranhão de encantos. O Governo do Maranhão segue trabalhando para alcançar voos ainda maiores”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Feiras Nacionais
Os eventos proporcionaram grande visibilidade para milhares de participantes, entre agentes de viagem, operadoras de turismo, companhias aéreas, órgãos oficiais de turismo, mídia especializada e público consumidor final.
Destaque para a 10° edição da WTM Latin American, primeira feira de turismo nacional do ano, realizada em abril, em São Paulo. No evento, a Setur-MA foi um dos estados expositores com estande institucional, onde milhares de visitantes puderam conhecer as belezas dos destinos maranhenses, por meio da divulgação de material promocional, degustação de comidas típicas, além da capacitação de 70 agentes de viagens com foco no destino Maranhão.
Com investimento de R$ 130 mil, a Superintendência de Promoção da Setur, esteve presente na 11° edição da BNT Mercosul 2023, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no mês de maio, e capacitou 750 operadores, agentes de viagens de diversas cidades do sul do país e do Mercosul, com foco no treinamento e comercialização sobre os principais roteiros turísticos maranhenses.
A Setur-MA marcou presença também na 50ª edição da ABAV Expo, juntamente com representantes da Secretaria de Turismo e do trade turístico maranhense, realizada no Rio de Janeiro. O estande da Setur-MA foi um dos mais visitados do evento e capacitou 80 agentes de viagens. Os investimentos para a participação no evento ultrapassaram R$ 307 mil.
Na ocasião, o Governo do Maranhão viabilizou também para o evento algumas ações promocionais, por meio de imagens dos principais destinos dos polos São Luís, Lençóis e Delta, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás, em outdoors, banners, cancelas de estacionamento de locais estratégicos como aeroportos, além de apostar na mídia dos taxis.
Em junho, a Setur-MA participou da 11° Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada no Pará, em que possibilitou apoio ao trade turístico do estado participar do evento, com o objetivo de comercializar o destino Maranhão e captar um público novo de turistas para o estado.
No início de novembro, a Setur-MA participou do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), um dos maiores eventos da América Latina, que já faz parte do calendário de promoção turística da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos, com investimentos de mais de R$ 127 mil. Em um estande de 35 metros quadrados todo decorado com as belezas do estado os visitantes puderam degustar produtos típicos e receberam kits promocionais.
O calendário anual de eventos se encerrou no Salão de Turismo, evento que foi retomado pelo Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, após 12 anos de pausa. Na ocasião, a Setur-MA divulgou os diversos atrativos turísticos do estado com a distribuição de material promocional e também fez intercâmbio com outras praças turísticas. Os custos da presença do Maranhão no evento foram subsidiados pelo Ministério do Turismo (Mtur).
Considerado o mais importante evento do segmento turístico voltado para agentes de viagens do Brasil, a Setur-MA também marcou presença nas edições do Road Show Mercados e Eventos realizadas em Brasília e Belo Horizonte, capacitando 250 agentes de viagens sobre o “Maranhão Terra de Encantos”.
A Setur-MA teve participação de destaque também na 21ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), considerada a maior feira de negócios multissetorial da Região Norte e Nordeste. Foram investidos R$ 80 mil na participação em um espaço de 110 metros quadrados chamado “Pavilhão do Turismo”, que contou com estandes de exposição de artesanato, comidas típicas e divulgação de material promocional dos principais polos turísticos maranhenses.
O público também teve a oportunidade de ver as belezas do Maranhão, através dos óculos de realidade virtual, com passeios pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, grandiosas cachoeiras da Chapada das Mesas e pelas belezas arquitetônicas do Centro Histórico de São Luís. Os visitantes puderam ainda emitir, de forma gratuita, o passaporte da Chapada das Mesas. Ao longo do evento foram emitidos mais de 300 documentos.
O superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA, Leopoldo Dickel, disse que as ações realizadas pelo Governo do Estado fazem parte de um plano estratégico, com o objetivo de promover e comercializar os destinos maranhenses junto aos players do mercado turístico nacional e internacional.
“Em 2023, realizamos uma série de ações em mercados estratégicos para nos aproximarmos de empresas e parceiros em potencial. As feiras e eventos voltados para o segmento comercial do turismo têm o objetivo de divulgar os principais atrativos turísticos maranhenses, bem como capacitar os canais de venda para comercializar muito mais esses destinos”, destacou o superintendente.
Feiras Internacionais
O Maranhão esteve na 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, realizada em março, em Portugal. Outra importante feira internacional voltada para o segmento do turismo que a Setur-MA participou foi da 27ª Feira Internacional do Turismo- FIT, realizada em Buenos Aires, na Argentina.
Em ambos eventos, a Setur-MA, através do estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), apresentou aos visitantes os atrativos dos três principais polos turísticos do Estado. A chance foi de fazer novos contatos e promover os melhores negócios no setor do turismo europeu para captar parcerias no mercado latino americano.
Missão Unesco
Em agosto, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) realizaram visitas, in loco, ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A Setur-MA organizou a logística de deslocamento e o roteiro de visitação dos avaliadores da IUCN às localidades estratégicas do parque. A programação se encerrou com um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses e reuniões com gestores municipais em Barreirinhas e São Luís. Na capital, com a presença do vice-governador, Felipe Camarão.
Boas-vindas no São João
Em junho, mês das tradicionais festas juninas no Maranhão, o Governo do Estado, em conjunto com as secretarias de Estado do Turismo (Setur-MA), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom), organizou uma recepção especial para dar boas-vindas aos passageiros que desembarcaram no saguão do aeroporto de São Luís.
Além da recepção calorosa, com ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas foram presenteados com matracas, instrumentos de percussão típicos do bumba- meu-boi do Maranhão. Na época junina, a Setur-MA ainda realizou uma campanha promocional de adesivação dos veículos de transporte por aplicativo e taxistas da cidade para divulgar o aplicativo do São João do Maranhão.
Informação: Turismo MA
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