terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Quatro dias de intensa atividade turística e esportiva impulsionam o desenvolvimento local e fortalecem destinos de aventura no estado.

Atletas do kite surf na Praia de Santa Maria, em Icatu.

O II Festival de Turismo de Aventura na Região do Munim concluiu sua programação, deixando um legado de aventura, inovação e progresso para uma ampla região com imenso potencial para aproveitamento do turismo como catalisador de desenvolvimento. É o caso do novo roteiro de kite surf, rota que se inicia na praia de Panaquatira, em São José de Ribamar, e vai até à praia de Santa Maria de Guaxenduba, no município de Icatu. Esse trajeto percorrido em cerca de 40 minutos pelos atletas marcou um passo significativo para o turismo na localidade. 

Jet Sky e Desenvolvimento: competição que impulsiona a economia de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande

"Antes do evento, desconhecíamos completamente essa rota. Foi graças ao apoio logístico e de transporte proporcionado pelo Sebrae que nos tornamos os pioneiros a desbravar as ondas de kite surf aqui em Icatu”, compartilhou Enilton Melo, um dos primeiros atletas da modalidade a fazer o novo roteiro.

Feirinhas movimentaram a economia gastronômica na Região do Munim 

“Semelhante a outras localidades que adotaram essa prática esportiva, vemos que há  um impulso significativo na economia e no turismo local a partir dessa atividade. O Sebrae desempenhou um papel histórico ao promover, de forma pioneira, a travessia até Icatu. Somos muito gratos por essa iniciativa ", comemorou Geniane Pereira Santos, empreendedora local. 

Feirinhas movimentam a economia gastronômica na região do Munim

Já os municípios de Cachoeira Grande e Presidente Juscelino foram palco do vibrante Campeonato de Jet Sky, envolvendo 25 atletas. Miguel Pinheiro, realizador do campeonato, enfatizou a importância de eventos com para impulsionar o turismo local. “Foi fundamental a iniciativa por essa visibilidade ao esporte e por priorizar o esporte e o turismo. Tivemos a nossa rede hoteleira, bares e restaurantes dos municípios lotados. Cidade lotada, movimentada e é isso que queremos, desenvolvimento para todos”, destacou Pinheiro. 

Cultura e Sabor: Feiras que encantam paladares e impulsionam negócios

As feiras culturais e gastronômicas também foram destaques durante o Festival. No evento, o Festival da Mangaba, a Feirinha de Rosário e a Feira Cultural e Gastronômica de Icatu foram integradas à programação, unindo à aventura o gostinho de quero mais. Produtos artesanais, licores e delícias feitas de mangaba, fruta típica da região, encantaram os visitantes, proporcionando uma experiência com sabores e aromas tradicionais. “Muito gratificante estar na região e aproveitar todas as delícias locais”, comentou a turista, Rosa Moraes. 

Passeio náutico de catamarã pelo Rio Itapecuru até Itamirim 


Para a realização das feiras, os artesãos e produtores foram capacitados com cursos de ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’, promovidos pelo Sebrae. “A preparação para essas feiras vai além da culinária, envolvendo o cuidado e o comprometimento com as boas práticas na preparação de alimentos. É por isso que o Sebrae promoveu cursos específicos, capacitando os artesãos e produtores para garantir não apenas a qualidade dos produtos, mas também a segurança alimentar dos visitantes”, ressaltou Carlos Marques, analista do Sebrae e responsável pelas capacitações.

Descobrindo a História e a Natureza Local

O Rio Itapecuru recebeu diversos passeios e competições em suas águas durante o II Festival de Turismo de Aventura. O passeio náutico de catamarã pelo Rio Itapecuru, saindo de Rosário até o povoado de Itamirim teve destaque. No Rio Itapecuru também foi realizada a tradicional competição de canoas rústicas, reunindo pescadores para uma regata que envolveu a força e a sabedoria popular dos participantes. “O evento se torna importantíssimo para o nosso povoado de Itamirim, pois é uma oportunidade de mostrarmos nossa cultura e história”, celebrou a moradora da localidade, Carlete Gomes.  

O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, destacou a importância do Festival para o desenvolvimento da região, enfatizando o papel do turismo na cadeia produtiva local, “O Festival de Turismo de Aventura é um evento importante para o desenvolvimento da região. Sabemos que o Turismo desenvolve toda uma cadeia produtiva e o Munim tem um grande potencial. Estamos realmente felizes, como Sebrae, em contribuir para gerar esse desenvolvimento”, destacou.

Saldo positivo: desenvolvimento, empreendedorismo e aventura

O II Festival de Turismo de Aventura do Munim encerra-se com um saldo positivo, marcando o avanço do desenvolvimento na região. Foram cerca de 240 empresas beneficiadas. A taxa de  ocupação de pousadas e hotéis ultrapassou os 90% durante o festival. Três novos roteiros turísticos foram testados, além de modalidades desportivas e iniciativas empreendedoras ganhando destaque, consolidando o compromisso do Sebrae com o crescimento sustentável da região. 

“Este festival não apenas colocou o Munim no mapa do turismo de aventura, mas também fortaleceu laços comunitários, gerou oportunidades de negócios e deixou um legado duradouro para todos os envolvidos. Que essa energia positiva e aventureira continue a impulsionar o Munim para novos vôos”, concluiu o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim, David Amorim. 

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário