sábado, 13 de janeiro de 2024

Durante três dias, servidores de todos os setores da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) se reuniram no auditório do edifício João Goulart para o Seminário Anual. O intuito foi avaliar, internamente, os resultados das atividades desenvolvidas em 2023 e projetar as ações de 2024, além de debater sobre os desafios relacionados ao setor.

O evento iniciou na terça-feira (10) com a apresentação de Aline Sousa, Superintendente de Regionalização da Setur-MA. Durante a fala, destaque para as reuniões com gestores e trade turístico realizadas ao longo das “Expedições de Turismo” e que promoveram o estreitamento da relação entre estado, município e população.

Houve ainda a explanação dos números e experiências exitosas da Superintendência dos Polos Lençóis e Delta. Em seguida, por videochamada, o Superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelner, fez um balanço e falou sobre a expectativa para o ano corrente.

“Estamos na era da internet 4.0, o que exige que a Chapada das Mesas também seja 4.0. Nosso propósito é ampliar as experiências reais e, ao mesmo tempo, acompanhar a evolução tecnológica de experiências imersivas na realidade virtual, indo além do que já fazemos de inovador”, explicou o superintendente.

No segundo dia de apresentações, a equipe da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos destacou as ações promocionais realizadas no ano passado pela Setur-MA durante as principais feiras nacionais e internacionais de turismo.  

A Superintendência de Qualificação Profissional apresentou também um balanço das atividades desenvolvidas pelo setor em 2023, como a oferta de cursos gratuitos de capacitação, por meio do programa “Mais Qualificação e Turismo”, e as ações de sensibilização com palestras educativas para o enfrentamento e prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, através do programa “Mais Infância, Mais Turismo”.  

“O Seminário foi de grande importância porque serviu para que a equipe observasse as ações realizadas em 2023 e, inspirada nos resultados, traçasse novas perspectivas para o ano de 2024. O encontro serviu também para integrar, ainda mais, os setores. O objetivo comum é executarmos ações que continuem desenvolvendo o turismo maranhense”, enfatizou a secretária de estado do Turismo, Socorro Araújo.

O secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares, também mencionou que o Seminário Interno foi um momento de alinhamento estratégico da gestão.

“Esse Seminário reforça a união dos setores da Setur-MA em continuar trabalhando em prol do crescimento do turismo do nosso estado. As ações, quando são realizadas de forma conjunta, têm grande probabilidade de serem bem executadas”, frisou.

As apresentações do dia seguiram com a equipe do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) explanando sobre as atividades do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no estado e outras conquistas do espaço considerado a “casa do artesão”.

“O Ceprama se sente contemplado pelo Seminário que oportunizou conhecer melhor o funcionamento da Setur-MA. Parabéns a todos pelo trabalho realizado, percebemos que existe muita dedicação e amor”, destacou o diretor do Ceprama, Jorge Beckman.

O terceiro e último dia de seminário iniciou com a apresentação do Cadastur, em que foram detalhadas as ações direcionadas aos empreendimentos turísticos presentes no Maranhão, bem como à situação cadastral deles na plataforma.  

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) apresentou as ações do setor em 2023 com ênfase no número de atendimentos realizados nos balcões de informações turísticas e os passeios guiados, “City Tours”, com diferentes perfis de visitantes.

O setor de Infraestrutura trouxe um detalhamento das obras demandadas à Setur-MA, entre elas o projeto de implementação da nova sinalização turística da Rota das Emoções e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, esta última em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  

A unidade Gestora de Atividade Meio (UGAM) fez um balanço de 2023 e apresentou o planejamento das atividades de recursos humanos, administrativos e financeiros para o ano de 2024.  

A Comissão Setorial de Licitação mostrou na apresentação as medidas para o aperfeiçoamento e simplificação dos processos de licitação, que ocorrem ao longo do ano na Setur-MA.

O planejamento estratégico das ações da Secretaria, em 2023, foi apresentado pela Assessoria de Planejamento (Asplan).

A equipe da Assessoria Jurídica detalhou elaboração dos pareceres, processos e normas jurídicas aplicáveis no âmbito da Setur-MA.

O Gabinete da Secretária apresentou as análises, instruções de despacho das propostas, requerimentos e processos às demais unidades administrativas da Secretaria.

A Assessoria de Comunicação (Ascom) relatou o trabalho positivo realizado pelo setor durante o ano de 2023, através de atividades de comunicação interna e externa, além do abastecimento de informações do site e redes sociais oficiais da Secretaria, dentre outros canais.

A equipe de Recursos Humanos (RH) finalizou as apresentações do Seminário fazendo um balanço das atribuições do setor, entre eles a gestão de diárias, progressão de carreira e a gestão da frequência dos servidores.

Para quem atua há 17 anos na Setur-MA, o momento valeu a pena. “Fizemos nossa avaliação e perspectivas com o intuito de traçarmos ações e metas para desenvolver o turismo dos nove polos turísticos maranhenses e avançarmos muito mais”, disse Glória Pinto, da Assessoria Especial da Setur-MA.

Informação: Turismo MA 

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