Programação promovida pelo SENAI-MA, SEBRAE-MA e IEL-MA terá braços robóticos, games interativos e oficinas de capacitação
SÃO LUÍS - Essa nova temporada do Torneio SESI de Robótica da Regional Maranhão vem repleta de novidades. Além das surpresas programadas pelo SESI, o público também terá a oportunidade de participar da programação organizada pelo SEBRAE-MA, correalizador do evento e pelos parceiros SENAI-MA e IEL-MA.
“A influência das redes sociais no marketing pessoal” e “Inteligência emocional e assertividade” são os temas oferecidos pelo IEL-MA no formato de oficinas durante o Torneio. A psicóloga do Instituto, Ana Sanyele Campos, ministrará as oficinas nos dias 13 e 14 de janeiro no turno matutino. Poderão participar das capacitações os pais e responsáveis que quiserem transformar o tempo de espera em produtividade. As oficinas terão cerca de 1h30 a 2h de duração, com conteúdo, dicas, dinâmicas e jogos interativos.
De acordo com a coordenadora do IEL, Michele Frota, as oficinas são uma ótima oportunidade para quem precisa se atualizar ou se capacitar. “Apesar de ser uma competição, o SESI junto com seus parceiros, incluindo o IEL, pensou em programações que atendam toda a família. Foi justamente por isso, que trouxemos temas tão pertinentes para as nossas oficinas”, afirmou.
Já o SENAI que é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina levará para o Campeonato a Bancada Smart 4.0, que simula todo o processo de produção nas empresas e busca mostrar aos visitantes as diferentes tecnologias e inovações presentes na indústria 4.0. Além de apresentar ao público os braços robóticos que podem ser programados para realizar muitas funções: desenhar, classificar mercadorias em um e-commerce ou empilhar mercadorias em uma área portuária. O SENAI-MA também disponibilizará um totem da plataforma Futuro.Digital com todas as informações sobre os cursos oferecidos pela instituição.
Para assessor do SENAI-MA, Raimundo Machado, as apresentações no torneio além de mostrar os trabalhos realizados pela instituição, também é uma forma de aproximar o SENAI-MA da comunidade. “O estande do SENAI mostra-se como um espaço de conhecimento e inovação, que visa disseminar a importância da educação profissional e tecnológica na formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho e incentivar os jovens a despertarem para a importância da tecnologia”, disse.
Durante o Torneio, o SEBRAE-MA tem uma programação especial das 14h às 17h no Sebraelab. Trata-se do Check Point, um game interativo de empreendedorismo projetado para fortalecer e despertar nas mentes jovens o comportamento empreendedor de maneira envolvente, divertida e lúdica. Tudo isso, por meio, de uma série de desafios, desde a construção de torres até testes de memória e a elaboração de aviões. Todas essas atividades serão realizadas em equipe, dentro de um cronograma desafiador para a execução das tarefas.
“Essa abordagem única e dinâmica visa não apenas entreter, mas também cultivar habilidades empreendedoras essenciais entre os participantes. O evento promete ser uma experiência educativa empolgante e memorável para quem participar do game”, como afirma a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do SEBRAE-MA, Hildenê Maia.
O Torneio SESI de Robótica no Maranhão tem entrada gratuita e conta com o apoio de diversas empresas e entidades, tais como Água Viva, O Boticário, Bumba Alimentos, ENEVA, Kart São Luís, SESC, Rosa Branca, SINDIPAN, SENAI, IEL, com o patrocínio da Pulse e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão - SECMA, além da Solar Coca-Cola. O evento tem a correalização da FAPEMA, SEBRAE, F1 In Schools, por meio da Fundação Projetando o Futuro, First Lego League Challenge, com a organização do SESI Casarão da Indústria, e é realizado pela FIEMA e SESI. Além das escolas da Rede SESI em São Luís, Imperatriz e Bacabal, participam estudantes de escolas municipais que integram o Projeto Prototipando Sonhos e escolas privadas. Na edição deste ano, delegações do Piauí, Paraíba, Paraná, Pará e Alagoas se juntam aos competidores maranhenses nas disputas da FLL e da F1 in Schools.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário