sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Desfrutar das aventuras com tranquilidade e segurança é o desejo de todos os viajantes. Para atender a este critério, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/MA e a Instância de Governança Regional Lençóis e Delta para a execução de uma nova etapa do projeto “Rota Mais Segura”. As assinaturas ocorreram na sede da Setur-MA, em São Luís, na última quarta-feira (24).

O projeto tem como objetivo fortalecer as normas de gestão da segurança das atividades turísticas nas cidades que compõem o território maranhense da Rota das Emoções. A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou o quanto a iniciativa agrega valor aos destinos turísticos e proporciona melhor experiência ao visitante.

“Vamos acompanhar de perto, divulgar e participar das ações do projeto ‘Rota Mais Segura’, que reforça o cumprimento das normas de segurança dentro do Polo Lençóis e Delta, já que a Rota das Emoções abrange as cidades de Santo Amaro, Barreirinhas, Paulinho Neves, Tutóia e Araioses. O turista que viaja seguro sempre leva boas lembranças do destino”.

A gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae, Flávia Nadler, afirmou que essa parceria vai trazer muitos benefícios para o Maranhão, promovendo o estado como um destino seguro, principalmente para o turismo de aventura.

“A proposta é de fortalecer o turismo na Rota das Emoções. Por isso, estamos buscando unir forças para promover a cultura da gestão da segurança no turismo de aventura que é realizado dentro da Rota das Emoções. Então, a cultura da prevenção é muito importante para que esse turismo seja realizado com mais responsabilidade por parte de quem opera e por parte de quem vivencia” destacou.

O “Rota Mais Segura” busca aumentar a segurança das atividades de turismo de aventura, por meio de capacitações, debates, elaboração de manuais e diretrizes técnicas. Em 2022, o projeto realizou diversas ações voltadas para a gestão da segurança, como consultoria para o Programa de Gestão de Riscos, nas atividades de turismo de natureza. Durante as ações, foram realizados seminários de sensibilização, workshops de qualificação, criação de manuais de boas práticas e cursos para implementação nas empresas do trade turístico.

Já em 2023, no lançamento da campanha, foi apresentado o trabalho de avaliação de riscos e debates sobre a importância da gestão de segurança para os destinos. O evento contou com a participação de autoridades da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo - EMBRATUR, Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, da Setur-MA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos.

Também no ano passado, as Secretarias de Turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, estados que compõem a Rota das Emoções, uniram forças com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para elaborar políticas comuns de Gestão da Segurança. O grande destaque desta união foi o diagnóstico da situação atual, avançando para a articulação e validação de políticas públicas na região.

Naquele período, foi implementado o Monitoramento de Incidentes de Turismo de Aventura da Rota das Emoções, incluindo a estruturação do processo de identificação, análise das causas dos incidentes e implementação das medidas de prevenção.

Após firmada a parceria entre a Setur-MA e o SEBRAE, este ano, a campanha tem como objetivo propagar, de forma integrada, as informações sobre a aplicação das normas de segurança e divulgá-las entre profissionais e público envolvidos nas atividades turísticas praticadas no percurso da Rota das Emoções.

Para intensificar e fortalecer a campanha, a ação conta com a distribuição de cartilhas para o turista, manuais e diretrizes. Nas redes sociais, cards e um vídeo de apresentação da campanha, que visam informar sobre os critérios de segurança que devem ser seguidos e fiscalizados por todos os envolvidos.

As ações, com blitz de adesivagem nos municípios da Rota das Emoções, estão previstas para acontecer nos dias de 05 a 08 de fevereiro deste ano. Já nas redes sociais, as atividades vão começar no dia 29 de fevereiro.

“Acreditamos que a parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Maranhão será fundamental para o sucesso contínuo desta iniciativa. Almejamos o respaldo institucional, a presença em atividades e reuniões promovidas pelo projeto”, disse Mauro Borralho de Andrade, diretor técnico do SEBRAE/MA.

Informação: Turismo MA 

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