O Carnaval do Maranhão 2024 já reuniu quase 2 milhões de foliões nos circuitos oficiais de festa promovidos pelo Governo do Estado. A estimativa de público feita pela Polícia Militar (PM) refere-se aos três primeiros dias de programação nos circuitos Litorânea e Beira-Mar. Mas até o fim do Carnaval esse número vai ser superado. Nesta segunda-feira (12) uma multidão voltou a se reunir na orla de São Luís para acompanhar as apresentações de grandes nomes da música nacional, além de artistas locais.
Com patrocínio da empresa Vale e do Mateus Supermercados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a programação do Carnaval do Maranhão 2024 tem sido um sucesso de público desde o primeiro dia. Somente na abertura da programação realizada na sexta-feira (9) um público de 500 mil pessoas esteve na Avenida Litorânea.
No sábado (10) e no domingo (11) uma multidão de brincantes voltou a comparecer nos dois circuitos organizados pelo Governo do Maranhão. No domingo (11), o circuito Beira-Mar recebeu 500 mil pessoas e na Litorânea o público foi de 400 mil foliões.
Programação do Circuito Litorânea
E nesta segunda-feira (12) novamente a Avenida Litorânea foi invadida por um mar de gente cheio de disposição e alegria para mais um dia de apresentações. E a festa ficou por conta do Bloco Só Safados e do grupo Vamu di samba, que representaram os artistas maranhenses no circuito.
Em seguida, a cantora Mayara Lins apresentou clássicos do sertanejo da atualidade, manteve a animação do público. Com um repertório cheio de sucessos do piseiro, Jonas Esticado colocou todo mundo para seguir o trio. Encerrando o dia de programação na orla da capital, Claudia Leitte trouxe para a avenida clássicos da sua carreira.
Alegria do público
E com uma programação dessas é claro que o público caiu na folia. Quem tem aproveitado todos os dias de Carnaval no Circuito Litorânea é o advogado Rafael Bayma. “O Carnaval do Maranhão está excelente. É uma grande oportunidade de festa para a população. A organização está muito boa, muita segurança. Todo mundo muito alegre e divertido. Realmente está muito bom”, afirmou.
A técnica de saúde bucal Fabiana Alves também foi só elogios. “Está tudo muito bom, cheio de alegria e de gente bonita. Não tem como não aproveitar”, contou.
O professor de dança Alex Mineiro disse que o Carnaval do Maranhão 2024 já é o maior da história. “O Governo do Maranhão está arrasando de um jeito que nunca vimos. Está tudo espetacular. A organização está impactante. O Carnaval do Maranhão este ano é só alegria e diversão”, comentou.
Estrutura
O Circuito Litorânea do Carnaval do Maranhão 2024 tem conquistado a atenção do público com a estrutura oferecida e uma vista deslumbrante da orla marítima. O local dispõe de dois camarotes comercializados pela iniciativa privada, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), e que terão destinação de 25% do lucro líquido para adquirir equipamentos para a Policlínica de São José de Ribamar.
Além disso, o Governo do Maranhão também disponibilizou um esquema de segurança com a atuação integrada entre as polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo (CTA), e Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) destacou um efetivo de 600 agentes e 200 viaturas estão atuando diariamente nos circuitos, além de um efetivo de 250 policiais civis em unidades móveis e pontos estratégicos. Tudo isto para garantir a tranquilidade dos foliões.
Também foi montado um esquema especial pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com ambulâncias de suporte básico e avançado e um posto médico caso algum folião precise de atendimento.
Cuidado com o meio ambiente
Além de muita alegria, diversão e segurança, o Carnaval do Maranhão também tem espaço para o cuidado com o meio ambiente. No Circuito da Avenida Litorânea a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) está realizando o projeto Recicla Folia para garantir o descarte adequado de resíduos sólidos como garrafas, latinhas, copos plásticos, papel entre outros.
O projeto beneficia os catadores de recicláveis com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), tipo botas, luvas e protetores auriculares, logística, alimentação, além de contentores e caminhão.
As coletas são realizadas nas centrais de apoio aos catadores, localizadas em pontos estratégicos dos circuitos do Carnaval do Maranhão.
Informação: MA.gov
0 comentários:
Postar um comentário