Nesta quarta-feira (13), após o encerramento dos grupos de trabalho, os participantes do Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão tiveram três opções de passeios turísticos (city tour), organizados pela coordenação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), cheios de encantos e curiosidades, com roteiro de visitação dos gestores.
"Este passeio proporcionou uma experiência rica aos gestores do turismo, foi uma oportunidade única de explorar e se encantar com as maravilhas da nossa capital”, afirmou a coordenadora dos Centros de Atendimento aos Turistas, Marília Ribeiro.
O ponto de partida foi no Palácio dos Leões, localizado no topo de uma colina, marcado pela sua beleza e por abrigar a história do Maranhão. Além de abrigar a sede do Poder Executivo estadual, ele oferece uma vista deslumbrante do encontro dos rios Bacanga e Anil, diante da baía de São Marcos, ao lado do Palácio La Ravardiére.
Seguindo para a Casa do Maranhão, os gestores acompanharam a exposição permanente sobre a história do bumba-meu-boi na Casa do Maranhão, um museu do Governo do Estado localizado no Centro Histórico de São Luís. Os participantes do encontro fizeram uma visita guiada para conhecer mais sobre essa importante manifestação cultural do estado, proporcionando uma experiência única e transformadora.
Durante o passeio, os gestores foram conduzidos pelos guias de turismo da Setur-MA para o Museu do Reggae, onde puderam ouvir as músicas, conhecer algumas relíquias e ver de perto a réplica dos equipamentos. Além disso, encantaram-se com arquivo composto por uma diversidade de discos, fotos, revistas e jornais em uma verdadeira linha do tempo.
Em seguida, os gestores foram para o Museu da Gastronomia, no espaço, que além do artesanato, o visitante pode conhecer algumas bebidas tradicionais como a tiquira (cachaça da mandioca), as cachaças saborizadas com frutas, ervas e mariscos, o regional guaraná Jesus e os licores das frutas típicas do Estado (cupuaçu, bacuri, murici, juçara, jenipapo).
O ponto final do passeio foi na Casa do Tambor de Crioula, localizada na esquina das ruas Estrela e João Vital de Matos, na Praia Grande. A casa hoje abriga mais uma ferramenta para promoção da cultura maranhense, com a exposição de artefatos, painéis e informações acerca do tambor. O pátio externo funciona como área de vivência, com apresentações de grupos de tambor de crioula.
A superintendente de regionalização Aline Sousa, destacou a importância de proporcionar experiências enriquecedoras para os participantes do evento, provenientes de diversos municípios. “Essas atividades extras, como a visita ao Casarão da Indústria, o city tour histórico-cultural e a visita a Raposa, foram planejadas para oferecer uma perspectiva mais ampla das atividades turísticas em São Luís, para que os gestores municipais levam experiências para suas localidades e identificar boas práticas observadas durante as atividades”, ressaltou.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário