Nesta sexta-feira, 8, o OGMO - Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa do Porto do Itaqui - celebra o Dia Internacional da Mulher, com o tema “O poder feminino: historicidade, direitos e representatividade”. A data é lembrada tradicionalmente pela diretora executiva do OGMO, Ana Cláudia Barbosa, que está há oito anos na liderança do órgão que fornece e administra mão de obra portuária e avulsa aos portos de São Luís, onde há ainda a presença majoritária de colaboradores homens.
Até pouco tempo, as mulheres representavam apenas 2% dos aproximadamente 1,2 milhões de profissionais da área portuária, quando cerca de 94% das profissionais marítimas faziam parte da indústria dos cruzeiros. Dentro deste universo historicamente ocupado por homens, Ana Cláudia Barbosa é uma exceção, e chama a atenção para a importância da diminuição de lacunas históricas entre homens e mulheres na vida social, na política e no mercado de trabalho.
Para Ana Cláudia, está em crescimento o número de mulheres que se interessa pelas carreiras portuárias. “Isso é notório em uma análise do perfil de quem trabalha para o setor atualmente, em relação ao de anos atrás. Nós mulheres somos obstinadas a vencer resistências, até mesmo culturais, e abrir espaço em um mercado tradicionalmente ocupado por homens. E o OGMO tem atenção no desenvolvimento corporativo com igualdade de gêneros no setor portuário”, frisou Ana Cláudia.
Por isso, o OGMO está com uma programação especial nesta semana, com palestras sobre beleza, moda, comportamento e os direitos da mulher, que faz parte do programa “Porto Por Elas”. Tanto é que nesta sexta-feira, o OGMO realiza a palestra sobre o poder feminino, no auditório Lagoa Corporate, às 10h. A palestra, que será ministrada pela vice-presidente da OAB/MA e membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Tatiana Costa.
SERVIÇO
O quê: Palestra “O poder feminino: historicidade, direitos e representatividade”.
Quando: Nesta sexta-feira (8), às 10h.
Onde: Auditório Lagoa Corporate, localizado na Av. dos Holandeses, bairro São Francisco, São Luís.
Sugestões de entrevista: diretora executiva do OGMO-Itaqui, Ana Cláudia Barbosa, e Drª Tatiana Costa.
Informação: WComunicação
0 comentários:
Postar um comentário