quinta-feira, 28 de março de 2024

Em mais uma missão para troca de experiências e expandir a internacionalização da educação do Maranhão, o diretor da Via Mundo, Antônio Bacelar Júnior, acompanhou o representante do governo do Maranhão, no Reino Unido.

Com o objetivo de promover parcerias institucionais, troca de tecnologias e de informações, a missão no Reino Unido é liderada pelo diretor Adjunto Pedagógico do IEMA, Abenaias Almeida Silva, que embarcou em março, sob a orientação do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e da diretora geral do IEMA, Cricielle Muniz.

No Reino Unido, Abenaias Silva e Antônio Bacelar visitaram a instituição de ensino Royal Leamington SPA College onde foi apresentada a experiência do projeto IEMA no Mundo, desenvolvido pelo IEMA, com a execução técnica da Via Mundo. Também foi realizada visita ao Warwickshire College Group, especializado em Horticultura (pesquisas na área de produção agrícola, plantas e ornamentos), onde conheceram ainda uma estufa com temperatura e luminosidade para manter o ambiente tropical controladas por meio de um aplicativo no celular. 

“Apresentamos o IEMA, conhecemos o College e tivemos uma série de conversas para estreitarmos os laços e firmarmos parcerias com instituições de ensino do Reino Unido”, diz o diretor do IEMA, Abenaias Silva. 

Para o diretor da Via Mundo, Antônio Bacelar Júnior, as parcerias público-privadas são sempre muito importantes para o crescimento do Estado. “Estivemos no Reino Unido em mais uma missão em parceria com o Governo do Maranhão com o objetivo de desenvolvermos parcerias institucionais com troca de tecnologia e de informação em prol da educação no Maranhão”, explica Antônio Bacelar.  

Esta é a segunda missão realizada com foco na educação que o diretor da Via Mundo acompanha a convite do Governo do Maranhão. A primeira, aconteceu em 2023 à Oceania, comanda pelo vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ocasião em que conheceram o sistema educacional de Melbourne, na Austrália. O grupo visitou o Centro Educacional e a Universidade que são referência em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A internacionalização do ensino, quer público ou privado, integra as diretrizes de atuação da Via Mundo que este ano comemora 25 anos de fundação. Por suas iniciativas que envolvem a ampliação e fortalecimento da internacionalização do ensino público, por meio dos serviços prestados aos projetos Cidadão do Mundo e IEMA no Mundo, o diretor Via Mundo, Antônio Bacelar, recebeu merecida homenagem com uma placa de reconhecimento das mãos do governador Carlos Brandão e do vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão. 

Informação: Inspirar Inovação e Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário