terça-feira, 5 de março de 2024

Aluna do Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas (PPGHIS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dayse Martins apresentou, no dia 28 de fevereiro, sua tese de doutorado intitulada A “CIDADE DOS LAGOS”: Narrativas ancestrais sobre as estearias no município de Penalva – MA, compondo a primeira turma de Doutores em História formados no Maranhão pelo PPGHIS-UFMA.

O estudo, orientado pelo professor Alexandre Navarro, coordenador do Laboratório de Arqueologia da UFMA, compõe a primeira tese de doutorado realizada sobre as estearias maranhenses com base nos trabalhos do Laboratório e envolveu moradores da cidade de Penalva residentes no entorno de sítios arqueológicos. As estearias são sítios arqueológicos formados pela concentração de esteios de troncos de árvores colocados no leito dos rios e lagos da Baixada Maranhense entre o início da era cristã até o ano de 1200 d.C.

Além de retratar as pesquisas arqueológicas sobre as estearias por intelectuais, historiadores locais e notícias nos jornais do século XX, a pesquisadora apresenta as versões populares que explicam a presença dos sítios arqueológicos.

A historiadora destaca a importância da sua pesquisa social e historicamente: “A tese contribui para o reconhecimento das histórias sobre estearias como fomento à ancestralidade, gerando tradições que fortalecem os laços da população penalvense com esses sítios e sua própria cidade. O estudo gerou um circuito gamificado no Google Earth com informações, jogos e imagens sobre as estearias, fortalecendo a educação do senso histórico numa perspectiva comunitária para valorização do patrimônio cultural”, explica. 

Ela ainda acrescenta o peso da tese na sua vida acadêmica como pesquisadora: “Na minha trajetória acadêmica, representa a honra de fazer parte da primeira turma de doutores em História formada em um programa de pós no Maranhão. Realizando esse movimento, a pesquisa significou o reencontro com a minha cidade de origem, que precisei deixar para cursar o ensino superior. Diante disso, o estudo traz um retorno social para a minha comunidade, quanto à valorização do patrimônio cultural. Demonstra, além do valor histórico dos sítios de estearias, já reconhecido pela Arqueologia, a percepção da população penalvense, que elabora sua própria história acerca deles” complementa.


O circuito gamificado utilizado para dinamizar a pesquisa está disponível por meio do link, e a tese estará disponível no próximo mês, na biblioteca virtual da UFMA.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário