segunda-feira, 4 de março de 2024

O Maranhão marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNM), que teve início na noite desta segunda-feira (4), em Brasília. Nesta edição, o evento discute o tema 'Democracia e Direito à Cultura' e deve reunir mais de três mil pessoas de todo o Brasil, nos dias de atividades. O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, participa dos debates, que têm como objetivo definir políticas públicas no segmento. A cerimônia de abertura foi realizada pelo pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“É um importante evento de relevância nacional e o Maranhão tem muito a contribuir nesse cenário pelo desenvolvimento cultural do país. O Governo do Maranhão tem o compromisso com o fortalecimento desta política e este é o momento para debatermos o papel da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. O Maranhão tem muito a oferecer nesse contexto, e estamos aqui para contribuir e aprender com as experiências de outros estados”, destacou Yuri Arruda.

Durante a Conferência Nacional de Cultura serão discutidas ações prioritárias para assegurar políticas transversais do setor cultural. Representantes de diversos estados brasileiros se reúnem na busca de estratégias que promovam mais acesso à cultura, à preservação do patrimônio histórico e valorização das várias diversas manifestações artísticas. Delegados maranhenses, eleitos durante a Conferência Estadual de Cultura, acompanham o titular da Secma.

A presença do Maranhão na conferência reforça o compromisso da gestão em participar ativamente destas discussões, avalia o titular da Secma. “Esperamos que o evento seja um marco para a definição das diretrizes que impulsionarão o setor cultural em todo o país”, ressaltou Yuri Arruda. A CNM prossegue até sexta-feira (8).

A 4ª CNC é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co -realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). O evento conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Plano nacional

Durante a conferência, aproximadamente 140 propostas serão debatidas, nos seguintes eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

As representações dos estados apresentarão suas propostas para o segmento e as iniciativas aprovadas durante a conferência servirão de base para elaboração do novo Plano Nacional de Cultura (PNC). O documento norteará as políticas do setor pelos próximos dez anos.

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário