Comitiva estará em Curitiba-PR, na Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI, em ação de benchmark e conexão com boas práticas de gestão do turismo.
Em Curitiba, em 2023, secretário da Setur São Luís e a equipe do Sebrae-MA recebem placa que simboliza parceria com o BID para transformar a capital em DTI. |
Um grupo de dez instituições da cadeia turística, com apoio do Sebrae, estará em Curitiba-PR, de 18 a 20 de março, participando da Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI e de missão técnica à cidade, referência como destino inteligente.
O grupo é formado por empresários e representantes de entidades do setor (ABIH/MA, Abav/MA, Fiema, Sehama, ASLIT, Senac e Fecomércio); Conselho Municipal de Turismo de São Luís, Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio – MA e da Instância de Governança do Polo São Luís – IGR. Também participam o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, além de consultores, técnicos do Sebrae e das secretarias de Turismo de São Luís e do estado e de Barreirinhas, além de jornalistas (Portal e blog Cazumbá).
A missão abre espaço para conectar os participantes às boas práticas de gestão turística e governança adotadas por Curitiba, que a tornaram referência como destino turístico inteligente. E, além disso, representa uma oportunidade de benchmark nas tendências mundiais relacionadas ao tema.
Também contribui para consolidar o movimento iniciado em 2023 de transformação de São Luís em DTI, por meio de ações (consultorias especializadas e acompanhamento) que têm o Sebrae, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Ministério do Turismo como parceiros, dentro do projeto Turismo Futuro Brasil.
Para o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a “missão gera oportunidade de conexões com experiências nacionais e internacionais exitosas, como é o caso de Curitiba, destino referência como DTI, onde temos um forte ambiente de governança, integração e boas práticas muito úteis neste momento em que São Luís já avança para ser um destino inteligente”.
Recepcionadas pelo prefeito Rafael Greca, as 12 cidades selecionadas no projeto DTI (Sebrae, BID e Ministério do Turismo) estiveram reunidas em Curitiba em 2023. |
Ele destaca ainda o acúmulo de conhecimentos e uma série de visitas técnicas a projetos que aliam inovação e sustentabilidade, além de rodadas de troca de experiências com a Rede de Gestores de projetos DTI nas 12 cidades contempladas com a iniciativa. “Será um momento muito rico e mais um passo para internalizarmos a importância de fazer da nossa cidade um destino inteligente, conectado, em que os resultados do turismo tragam melhorias para o empresário e para as pessoas”, enfatizou ele.
Programação – Em Curitiba, os participantes acompanham uma programação técnica, que inclui visita aos circuitos temáticos da FIDI; Encontro de Negócios Turismo Futuro Brasil; visitas técnicas ao Mercado Municipal (para conhecer a história do local e o modelo de governança do Ecossistema DTI-Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba), à Fazenda Urbana, fornecedora de orgânicos, e ao Jardim Botânico, entre outras.
São Luís leva experiências exitosas para a FIDI
Contemplada no projeto Turismo Futuro Brasil para as ações de transformação em DTI, São Luís marca presença na FIDI em ação da Prefeitura Municipal, ao lado das cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Curitiba (PR), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Penedo (AL), Pirenópolis (GO) e Recife (PE).
De São Luís, estarão em destaque as ações de introdução de audioguias nos atrativos Museu da Gastronomia Maranhense e Mirante da Cidade, inovação que amplia a acessibilidade, atendendo a diversos públicos, e destaca o compromisso com a inclusão, democratização da cultura e do patrimônio. E também a plataforma Atenas Sistema de Inteligência Turística, que rendeu à capital dos Azulejos a condição de finalista do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente. A cerimônia de premiação acontece na FIDI 2024, na noite de domingo (17/03).
Para o secretário da Setur São Luís, Saulo Ribeiro, a participação na FIDI é um momento ímpar, tanto pela premiação, o que traz visibilidade para as ações de Turismo na capital, quanto pelas experiências que lá estarão. “A FIDI gera importante espaço de networking com boas práticas nacionais e internacionais de destinos inteligentes, com empresários, gestores e agentes públicos e a cadeia do turismo. Também nos permite conexões com as 12 cidades contempladas pelo Sebrae, BID e Ministério do Turismo com o projeto DTI e, aos participantes da caravana organizada pelo Sebrae (empresários e representantes da cadeia do turismo), permite conhecer a experiência de Curitiba, com projetos e ações coletivas, modelo de integração e governança, tanto no ambiente público quanto privado, que realmente impactam o turismo naquela cidade”, explicou ele.
Sobre a FIDI - Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Organizada pelo instituto Ciudades del Futuro, é um encontro que propõe compartilhar experiências e conhecimentos acerca do modelo DTI, reunindo profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, organizações não governamentais e funcionários públicos de turismo e tecnologia de todo o mundo. Acontece em Curitiba-PR, de 17 a 19 de março.
0 comentários:
Postar um comentário