Representantes dos setores público e privado, Instâncias de Governança Regional, universitários e público geral vão participar do 1º Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão, que será realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de Março. O evento tem a finalidade de construir roteiros integrados que permitam diversificar a oferta de novos produtos turísticos maranhenses no mercado.
Em 2023, o Programa “Expedições de Turismo” visitou 61 municípios para levar serviços, orientações e fazer visitas técnicas aos atrativos. Agora, representantes de todos os nove polos existentes no estado foram convidados a validar propostas de desenvolvimento integrado e sustentável, em um mesmo espaço físico, com intermédio da equipe técnica do Ministério do Turismo (Mtur) e da Setur-MA.
O intuito da programação é estreitar a relação entre executivo estadual e Instâncias de Governança Regional, Secretarias Municipais de Turismo, trade e outros atores dessa imensa cadeia produtiva, sob os pilares da Política Nacional do Turismo.
“Nós compreendemos que, para que o turismo atinja a força máxima de impactar a sociedade, gerando cada vez mais vínculos empregatícios, empreendedorismo, renda e fortalecimento da identidade cultural, há necessidade de uma estruturação bem planejada. Precisamos olhar juntos para as peculiaridades de cada município, somar pontos fortes e preencher lacunas com a união” declara a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Uma parte da programação é fechada aos gestores e outra parte é aberta ao público em geral, como estudantes, acadêmicos e comunidade. Segundo a Superintendente de Regionalização da Setur-MA, o Encontro de Gestores é uma excelente oportunidade para reunir os nove polos e respectivos municípios a fim de criar integração e fortalecer o turismo.
“Dessa forma, poderemos, com base em um conhecimento prévio das atividades turísticas, desenvolver roteiros de forma que os próprios municípios se reconheçam dentro desse processo de produto turístico, porque nós precisamos pensar nas prateleiras a nível estadual, nacional e, consequentemente, internacional. Penso que vai ser um passo importante para diversificar a oferta turística e colocar em voga os polos turísticos que são menos conhecidos.”, afirmou Aline Souza.
Programação
A abertura do Encontro de Gestores dos Polos Turísticos vai ser no prédio de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Centro Histórico de São Luís. Na oportunidade, também haverá o lançamento oficial da Expo Turismo 2024, palestra sobre “As Diretrizes Nacionais do Turismo para o Desenvolvimento Regional”, com Ana Carla Moura, coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), e a “Mesa Redonda – Roteirização como produto turístico rentável e competitivo”.
Entre os participantes confirmados para a mesa estão: Dayanna Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (Abav-MA); Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA); Rutti Cutrim, fundadora e diretora da Mova Experiências e David Bouças, professor doutor pesquisador da Universidade Federal do Maranhão.
À tarde, o evento migra para o prédio da Uema Centro Caixeiral, ainda no Centro Histórico, para que sejam realizados os grupos de trabalho.
SERVIÇO:
O quê? Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão
Quando? Nos dias 12 e 13 de Março (terça e quarta-feira)
Onde? Abertura no Prédio de Arquitetura e Urbanismo da Uema, na Rua da Estrela, nº 472, Praia Grande, Centro e Grupos de Trabalho no prédio Uema Centro Caixeiral, na Rua da Palma, também no Centro de São Luís.
Entrada gratuita mediante inscrição prévia.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário