O Projeto Social “First in Schools” tem o objetivo de levar a robótica para as escolas públicas
MORROS – “Nosso sonho está se transformando em realidade”, essa foi a frase carregada de alegria e emoção que o David Gabriel Soeiro Cruz, de 12 anos, aluno do Centro de Ensino Municipal Monsenhor Bacellar, do município de Morros, expressou ao participar da entrega do aguardado Laboratório de Robótica na sua escola. Isso só foi possível graças a iniciativa da equipe Everest, de FTC, que desempenhou um papel fundamental nessa conquista, por meio do projeto social “First in Schools”. Em colaboração com o SESI-MA, que já mantinha uma parceria na cidade com o programa SESI Indústria do Conhecimento. A equipe agiu rapidamente para atender aos desejos dos alunos, que tiveram o primeiro contato com a metodologia, por meio do Prototipando Sonhos.
O secretário de Educação, Mário Xavier, compartilhou o sentimento de gratidão pela conquista, especialmente por coincidir com o mês aniversário da cidade. "Queremos agradecer ao SESI por trazer para Morros essa sala de robótica. Nossos alunos, apadrinhados pela equipe Everest, logo estarão competindo. Só temos a agradecer pela parceria", afirmou Xavier.
A aluna Alice Eamnuele Barros Viana, de 10 anos, falou sobre a importância da sala de robótica. “Eu gostei muito da sala, porque eu acho que é uma oportunidade para todos os alunos daqui. Antes só tínhamos a biblioteca, mas agora a gente tem a oportunidade de trabalhar com a robótica e provavelmente a gente pode crescer e se tornar muito, muito bons mesmo. Quero muito fazer parte de uma equipe e competir”, declarou.
O Superintendente regional do SESI Maranhão, Diogo Lima, liderou os esforços para entregar um laboratório de robótica completo à escola, em tempo recorde e com a mesma qualidade dos laboratórios das escolas SESI. “O SESI segue com o objetivo de democratizar a robótica no nosso estado. Nossa Robótica é protagonista! Nossos alunos participam ativamente da formação de uma nova geração de mentes da tecnologia que farão a diferença no mundo”, afirma.
A integrante da equipe Everest, Ana Júlia da Cunha Rosa, falou sobre o sentimento de levar a robótica para alunos de escolas públicas. “É uma honra muito grande chegar aqui e poder proporcionar essa oportunidade para outros estudantes. A robótica contribui com os ensinos de matérias como Matemática e Física, na resolução de desafios e na interação e socialização dos alunos”, disse.
MENTORIA – A equipe Everest levou a tecnologia e diversão para 150 alunos de 4 escolas do município de Morros, durante a ação realizada na Praça da Igreja Matriz.
A ação incluiu atividades de mentoria, onde os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as categorias de FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC) de robótica e seus benefícios. Além disso, foi realizada uma demonstração dos desafios da First, promovendo aprendizado e diversão.
A Ester Alves de 11 anos ficou encantada com o mundo da robótica. “Achei muito bacana, foi a primeira vez que olhei os equipamentos. Já quero participar e aprender cada vez mais”, destacou.
Vale ressaltar que a equipe Everest é a primeira equipe maranhense a se classificar para uma etapa Mundial do torneio de Robótica. No próximo dia 14/04, eles embarcarão para Houston, onde competirão no FIRST Championship, representando a Rede SESI de Educação do Maranhão, o Maranhão e o Brasil.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário