Uma imersão na resolução de problemas locais vai reunir estudantes e empresas na Jornada. A Feira do Empreendedor acontece em Balsas, de 27 a 30 de junho
Gerente de Inovação e Tecnologia, César Guimarães |
Mais do que boas ideias, a proposta é gerar negócios inovadores e ampliar o acesso à inovação no Cerrado Sul maranhense. Com esse intuito, a Feira do Empreendedor em Balsas, a ser realizada em junho deste ano, vai oferecer uma série de atividades e ações a partir dos temas mais importantes da inovação no momento. A ideia é fomentar, por meio de uma Jornada de Inovação prevista na programação técnica, o desenvolvimento de projetos e deixar um legado de negócios geradores de soluções para dores locais.
Entre os temas centrais da Jornada estarão discussões sobre o uso de inteligência artificial, tecnologias sustentáveis, educação 4.0 e ESG, refletindo a crescente importância desses tópicos no cenário empresarial atual. Uma pesquisa recente, "The Impact of Technology in 2024 and Beyond: an IEEEGlobal Study", destaca que 65% dos líderes de tecnologia entrevistados acreditam que a IA será a tecnologia mais importante neste ano.
Dessa maneira, se manter competitivo no mercado exige uma adaptação à popularização do uso de tecnologias cada vez mais inteligentes para orientar, analisar dados, tendências e oportunidades no mercado. Cultivar uma cultura organizacional que abraça a inovação e aprendizado constante é essencial para o crescimento dos negócios na atualidade.
Desafio
Linkada a essas tendências sem perder o olhar para o local, um dos destaques da Feira do Empreendedor em Balsas é o desafio proposto aos estudantes universitários, convidando-os a enfrentar os desafios do mercado e desenvolver soluções inovadoras. Esta iniciativa não apenas demonstra o potencial criativo da próxima geração de empreendedores, mas também enfatiza a importância de cultivar uma mentalidade inovadora desde cedo.
Representantes do Sebrae e do Ecossistema de Balsas no Prêmio Nacional de Inovação |
O desafio, que visa solucionar problemas do mercado e desenvolver propostas inovadoras, representa um passo importante na promoção da cultura empreendedora e criativa na região do Cerrado Sul Maranhense. Estudantes de diversas áreas terão a chance de colocar à prova suas habilidades e ideias, contribuindo para o desenvolvimento de soluções disruptivas que possam impactar positivamente o ambiente empresarial local.
A essa ação, está associada uma premiação atrativa. As três melhores soluções receberão um aporte financeiro para tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios. A melhor solução receberá R$ 10 mil, por exemplo.
César Guimarães, gerente de inovação e Tecnologia do Sebrae, destaca a ambição de criar pelo menos dez startups durante o evento, focadas na resolução de desafios locais. A nossa proposta é fazer com que, durante a Feira do Empreendedor, nós criemos pelo menos dez startups, dez negócios inovadores que foquem na solução de desafios locais, conectados com esses eixos do ecossistema de inovação, de grandes empresas da região, do comércio local, os desafios também propostos pela prefeitura municipal, através da parceria do programa Cidade Empreendedora, reforça.
Além disso, a programação da Jornada inclui uma série de palestras e debates sobre as últimas tendências em inovação tecnológica e estratégias de negócios. Com o crescente uso de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados, os participantes terão a oportunidade de explorar novas maneiras de impulsionar o crescimento de seus negócios e se destacar em um mercado competitivo.
Equipe da Eurekia durante o Startup Day de Grajaú |
O espaço vai contar com a exposição de startups da região que são exemplos de como inovar nos negócios e que podem servir de inspiração para outras pessoas. Além dos programas de inovação do Sebrae, como o Programa Agente Local de Inovação (ALI), o Sebraetec, ações de Educação Empreendedora.
Inovação no Cerrado Sul
Desde o lançamento do Ecossistema Local de Inovação em 2021, Balsas tem avançado na promoção do empreendedorismo e da inovação. Em 2023, o projeto chegou à final do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Ecossistema de Pequeno Porte. Atualmente, a cidade conta com uma agência de desenvolvimento e inovação, tornando-se um polo promissor para novos negócios.
Adriano Tito, secretário de Desenvolvimento Econômico de Balsas ressalta as transformações no cenário local. Antes disso, basicamente não se falava sobre inovação. A partir da chegada dessa metodologia, não só a gente percebeu a importância que a pauta tem para o desenvolvimento da cidade, como também desenvolveu ações concretas, com a criação desse ecossistema e com a ampliação da pauta da inovação. Na cultura da inovação, no empresariado, no setor público e em várias outras instituições parceiras, ressalta.
Um exemplo desse processo é a EUREKIA, uma startup nascida do Cocreation Lab Balsas, que se destaca no mercado oferecendo soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados. Seu CEO, Jadson José, enfatiza o potencial da IA para transformar. Os micro, pequenos e médios empreendedores também começaram a ver com outros olhos que o uso da tecnologia é meio que um facilitador de muito e otimizador de muitos processos que são feitos de forma manual, principalmente o uso da inteligência artificial, da inteligência de dados. Então, esse cenário de negócios inovadores é muito promissor, destaca.
Serviço
Para se inscrever e saber mais sobre a Feira do Empreendedor em Balsas visite o site https://feiradoempreendedor.sebraema.com/.
Informação: Sebrae MA
0 comentários:
Postar um comentário