quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estande da Setur-MA foi movimentado por visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer gastronomia, atrativos e cultura do estado.

O vídeo divulgado em uma rede social da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) deu uma pista do que se pode chamar de “efeito Maranhão”. Turistas de diversas partes do Brasil e mundo presentes na na WTM Latin America declaram sorridentes: “Maranhão, terra de encantos!”. E os depoimentos não param por aí. É que, entre 15 e17 deste mês, São Paulo foi palco de um dos eventos mais importantes para o turismo. E o Maranhão marcou presença na WTM por meio do estande da Setur-MA que ficou bastante movimentado.

A participação maranhense nesse evento é uma prioridade no calendário anual, tendo em vista que impulsiona a promoção e venda do destino nos mercados nacional e internacional.  

“Voltamos para casa com um saldo positivo para a gestão estadual e para o empresariado. Reafirmamos que o Governo do Estado, através da Setur-MA, seguirá unindo forças para que o trade turístico tenha acesso às últimas tendências, conheça produtos e troque experiências que tornem o Maranhão cada vez mais competitivo”, avalia o secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), a Setur-MA elaborou estratégias que visam fortalecer a comercialização do Maranhão. Reuniões prévias com agências de receptivos e meios de hospedagem foram realizadas para alinhamento de ideias e aperfeiçoamento do uso das tecnologias existentes, garantindo maior eficácia nas negociações das plataformas digitais disponíveis.

A parceria possibilitou o acesso de 20 empresários do trade turístico maranhense às rodadas de negócios, que ocorreram ao longo de dois dias de WTM. Essas rodadas permitiram um contato direto com os principais players de diversos segmentos, tanto internacionais quanto nacionais.

“Muita coisa aconteceu nesses três dias. O estande do Maranhão, mais uma vez, nos deu a possibilidade de estar presente, de expor, de negociar, de vender, enfim, de tudo. Vermos quem já conhecemos, vermos alguém que ainda não conhecíamos e, aí sim, promover o estado do Maranhão, São Luís, Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas. A WTM é um mundo em que nós vendemos um destino, não vendemos apenas um hotel ou pousada, vendemos o destino”, relatou Álvaro Soares, gerente- geral do Brisa Mar Hotel e SPA, agradecido pela iniciativa.

A promoção dos polos turísticos São Luís, Lençóis e Delta e Chapada das Mesas foi representada não apenas pelos empresários, mas também institucionalmente, por meio dos órgãos oficiais de turismo e IGRs (Instâncias de Governança Regionais).

Nas palavras de Mari Santos, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Barreirinhas (Semturde), “foram três dias riquíssimos de conexão. Nós encontramos com operadores e agentes de viagens. Pudemos falar muito dos Lençóis Maranhenses e do nosso Maranhão como um todo, com um super apoio da Setur-MA e do Governo do Estado. Foi fantástico.”

Além disso, sabores e bebidas regionais foram uma atração à parte e mais de 60 agentes de viagens e operadores foram capacitados em um evento realizado na terça-feira (16), visando aprimorar o conhecimento sobre o destino Maranhão e suas potencialidades. O pré-lançamento do São João, uma das festas mais tradicionais e esperadas do estado, também se traduziu num dos pontos altos da participação maranhense na WTM Latin America.  

A Setur-MA ainda aproveitou o evento para realizar reuniões com operadoras, organizadoras de eventos, companhias aéreas e mídia especializada em turismo.

Para o Superintendente de Promoção e Marketing da Setur-MA, Leopoldo Dickel, “toda a agenda na WTM teve o objetivo de fortalecer parcerias e ampliar o alcance do Maranhão como destino turístico de excelência e nós, certamente, conseguimos demonstrar os atributos do nosso estado, com recortes do que temos de melhor em ativações, degustações, vídeos, capacitações, rodadas de negócios e networking”.  

O subsecretário de Turismo do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes e Silva, também ressaltou que foi uma excelente oportunidade para mostrar as potencialidades do estado, receber operadores de todo o mundo e ganhar visibilidade: "O estande do Maranhão foi bastante visitado, tivemos uma grande visibilidade, demos muitas entrevistas para a imprensa especializada sobre as ações que estamos realizando para impulsionar o setor e também participamos de reuniões que, certamente, vão se refletir em futuros negócios, investimentos e viagens”.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário