O secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, está em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, participando de um intercâmbio técnico promovido pela Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O tema central é o ‘Desenvolvimento de Baixas Emissões e Financiamento Climático para Reduzir o Desmatamento de Florestas Tropicais e Alcançar uma Transição Justa’.
Para Pedro Chagas esse é um momento importante para os estados que fazem parte da região amazônica defenderem seus projetos e ideias junto aos representantes de entidades ligadas ao meio ambiente de diversos países.
“Estamos debatendo a nova economia de base florestal compartilhando experiências positivas do Maranhão, defendendo a bioeconomia e a floresta como forma de potencializar os recursos do estado, e também buscando fundos de investimento para melhorar a agricultura familiar e tornar a nossa produção mais assertiva, projeto alinhado aos anseios do Governador Carlos Brandão”, comentou o secretário pelas redes sociais.
O evento teve início na terça (23/04) e segue até esta sexta-feira (26/04), com a participação de governadores e secretários de Meio Ambiente dos Estados da Pan-Amazônia, além de representantes de países financiadores da agenda ambiental, como Noruega, Reino Unido, Alemanha, União Europeia e Estados Unidos.
Nos primeiros dias foram realizados painéis e debates sobre a nova economia florestal nos estados e financiamento climático. E nesta quinta-feira (25/04) serão montadas mesas de trabalho para formular proposta de projetos.
Na sexta-feira (26/04) será realizada uma visita de campo mostrando a bioeconomia na prática. No roteiro estão os municípios de Estância e Porongo, modelos de empreendedorismo sustentável, a visitação à Fundación Natura Bolivia, organização de apoio às comunidades para proteção da água e florestas, e ao Programa de Parceria Comercial para Pecuária Regenerativa (FCBC).
GCF Task Force
A Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) é uma colaboração subnacional de 43 estados e províncias que trabalham para ampliar ações de proteção a florestas tropicais, reduzir as emissões provenientes da desflorestação e da degradação florestal e promover caminhos para o desenvolvimento sustentável. É considerada a maior plataforma mundial para estados e províncias com esta iniciativa.
Informação: Sema MA
0 comentários:
Postar um comentário