Proporcionar uma melhor experiência de viagem por meio de ações que promovam a segurança dos turistas e prestadores de serviços ligados à cadeia do turismo no Maranhão.
Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) finalizou nesta sexta-feira, 5, o curso de Atendimento ao Turista para policiais do Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Maranhão (BPTur).
O curso ofertado foi realizado em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, com as aulas sendo ministrada pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA, no Comando Geral da PM, onde foram capacitados 44 policiais.
Durante dois dias de aulas, realizadas nos dias 2 e 3 de abril, membros do BPTur receberam orientações relacionadas ao atendimento e a melhor forma de receber os visitantes por meio do fornecimento de informações sobre os roteiros turísticos, bem como outras práticas que proporcionem bem-estar e o sentimento de acolhimento e segurança aos turistas.
Dentro da temática do curso foram abordados técnicas no âmbito das informações turísticas com foco nos destinos dos três polos indutores maranhenses: São Luís, Chapada das Mesas e Lençóis e Delta.
Orientações e informações mais precisas sobre os pontos turísticos maranhenses, além de abordagem histórica e cultural sobre essas localidades, foram também assuntos abordados no curso.
"Ter uma atenção para a segurança é fundamental para o desenvolvimento do turismo no nosso estado. Ninguém deseja viajar para um lugar que oferece risco à sua integridade física e daqueles que o acompanham. Essa parceria entre Setur-MA e BPTur contribui para o avanço da segurança e reflete na alta satisfação dos visitantes e na expectativa pelas próximas ações. Dessa forma, garantimos bem-estar e segurança para nossos visitantes", destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
O coronel Roberto Filho, Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2° BPTur), destacou a parceria com a Setur-MA e frisou que o curso irá ajudar a corporação a desenvolver uma melhor comunicação com os turistas.
“Os ensinamentos desse curso são importantíssimos para que a corporação preste um serviço ainda mais de qualidade aos nossos turistas. Foi muito importante também conhecermos um pouco da parte histórica e cultural, além de outros aspectos relacionados aos pontos turísticos do nosso estado. Agradecemos a parceria da Setur-MA em poder ter a oportunidade de proporcionar aos policiais esse conhecimento de qualidade”, disse o coronel.
A cabo Giovana Martins, uma das policiais militares capacitadas com o curso, também destacou o aprendizado adquirido e a satisfação em participar da qualificação.
“Foi muito importante para a corporação policial ter tido essa capacitação pois, através desse curso, tivemos a oportunidade de aprender a melhorar o atendimento e a comunicação com o turista. O curso foi muito didático com foco nas práticas e técnicas de atendimento e repasse de informações aos visitantes”, explicou a policial.
Para o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, a segurança no turismo visa proporcionar boa estadia e uma melhor experiência de viagem para o turista.
”Turismo é uma atividade que necessita da segurança. É por esse motivo que turismo e segurança andam de mãos dadas. Setur-MA e BPTur uniram esforços na capacitação da corporação policial com o objetivo de estabelecer e promover, além da segurança dos turistas, uma boa comunicação com os visitantes e outros atores da cadeia turística no Maranhão”, pontuou o superintendente.
CITYTOUR PELOS PONTOS TURÍSTICOS:
Para marcar o encerramento das atividades, a Setur-MA ofereceu um City Tour para os policiais militares que participaram do curso.
O roteiro da aula prática teve o Palácio dos Leões como ponto de partida do passeio guiado, seguindo pelo Palácio de La Ravardière, Praça dos Poetas, da Mãe D'água e Benedito Leite, Rua do Giz, finalizando o tour pelo Centro Histórico, na Rua Portugal.
O citytour incluiu ainda como rota uma parada na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, com finalização no Espigão Costeiro da Ponta da Areia.
“Montamos os roteiros guiados sempre com o objetivo de proporcionar a melhor e mais gratificante sensação de satisfação possível para os visitantes. Agradecer a parceria de toda a corporação do BPTur nessa experiência oferecida na capacitação da polícia militar”, destacou a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Setur-MA, Marília Ribeiro.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário