Com a finalidade de fornecer serviços contábeis e fiscais à comunidade de forma descentralizada e gratuita, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Receita Federal assinaram, na manhã desta terça-feira, 30, um termo de cooperação técnica para estabelecer o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, que operará nas instalações da Universidade, tanto em São Luís como em Imperatriz.
A iniciativa foi conduzida pelo curso de Ciências Contábeis da UFMA — em São Luís, sob a coordenação dos professores do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração, Sérgio Roberto Pinto, Telma Maria Chaves Ferreira da Silva, e da coordenadora do curso, Maria Eugenia; em Imperatriz, sob a coordenação do professor de Ciências Contábeis, Hélio Rodrigues. O Núcleo será realizado por meio de um projeto de extensão que selecionou alunos de diferentes períodos do curso de Ciências Contábeis da instituição.
Representando a Receita Federal, estavam presentes o delegado titular da Receita Federal do Brasil no Maranhão, Carlos Eduardo Pereira França; o delegado adjunto, José de Ribamar Diniz Fernandes; o inspetor chefe da Inspetoria da Receita Federal, Roosevelt Aranha Saboia; e a assessora de comunicação e representante de Cidadania Fiscal da Receita Federal de São Luís, Andrea Luciana Furtado Alves Carvalho.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Os serviços são de apoio e orientação, e não substituem um escritório de contabilidade.
O projeto de extensão visa atender às demandas do público em relação a questões fiscais, como a elaboração da declaração do imposto de renda, regularização de CPF, imposto de renda e verificação e regularização do MEI, entre outros serviços. Serão beneficiadas pessoas de baixa renda e pequenas empresas.
O NAF surge em resposta à necessidade de integrar a extensão universitária ao currículo, fortalecendo a pesquisa e ações de cidadania fiscal. O reitor da UFMA enfatizou a importância dessa parceria para o desenvolvimento do estado, além de proporcionar oportunidades de aprendizado para os estudantes, que poderão incorporar experiências práticas em seus currículos.
“Esse acordo de cooperação visa, majoritariamente, à criação do NAF, que dá apoio, principalmente, ao nosso curso de contabilidade, com relação à preparação dos nossos alunos, ou seja, você implanta na Universidade a educação fiscal. E esses jovens, nossos discentes, terão um papel importante, porque eles vão ajudar o nosso curso e, principalmente, os microempresários e pessoas de baixa renda para poderem entender toda a questão fiscal da Receita Federal”, destaca.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis de São Luís, Maria Eugenia, reforça a importância da extensão nos cursos contábeis por meio de trabalhos que destaquem a cidadania fiscal e conscientização sobre a importância dos tributos, contribuindo para o perfil profissional e o papel social da contabilidade.
“Um dos vieses da educação é a extensão. Então, para nós, fazer extensão nos cursos contábeis é deveras importante. Nós vamos trabalhar a base da cidadania fiscal, a consciência, o fazer, a finalidade da tributação, por meio do projeto de iniciativa do professor Sérgio Pinto, do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Para a extensão, é muito bom, porque vai dar um outro olhar no perfil do profissional. É um trabalho de educação e extensão porque vai aproximar a sociedade, principalmente, aquelas pessoas que não têm conhecimento sobre a importância de pagar o tributo. A contabilidade precisa cumprir com seu papel social também”, salienta.
A UFMA é a primeira instituição pública do Maranhão a integrar o NAF. Atualmente, a Receita Federal possui sete núcleos no estado, incluindo um em Imperatriz e outro em São Luís, na UFMA. O delegado adjunto da Receita Federal em São Luís, Ribamar Fernandes, frisa a importância do Núcleo tanto para a formação acadêmica quanto para a comunidade local, que poderá acessar os serviços oferecidos.
“Estamos firmando essa parceria, que é muito importante para a Universidade, para os alunos e para a Receita Federal. A Universidade vai ganhar, porque vai fortalecer a imagem da instituição e atrair novos alunos. Para os alunos, a experiência vai agregar na formação deles, pois terão agora uma prática, uma vivência com os serviços da Receita Federal. Isso vai ser um diferencial no mercado de trabalho. E para a Receita Federal, porque teremos outro ponto de apoio em relação aos atendimentos que hoje nós realizamos. Com isso, conseguimos levar alguns serviços para mais próximo da comunidade. Esse ganho também é para a sociedade, porque é mais um local que a sociedade vai poder procurar para ter seus serviços da Receita Federal atendidos”.
Segundo o coordenador do projeto, professor Sérgio Pinto, em São Luís, os atendimentos serão conduzidos na sala do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração (Decca) no Centro de Ciências Sociais (CCSo). Os alunos selecionados passarão por um treinamento na Receita Federal para garantir que estejam capacitados a oferecer serviços de qualidade e atender eficientemente às demandas da população. Após o treinamento com os discentes, o atendimento ao público está previsto para começar em meados do mês de maio.
Para Pedro Henrique, graduado em administração e discente do terceiro período de Ciências Contábeis, o projeto de extensão proporcionará experiências positivas para a sua jornada acadêmica e profissional. “Logo nessa minha segunda graduação, principalmente no curso de contábeis, eu desenvolvi o desejo de aproveitar o que a Universidade tinha a me oferecer, além de agregar o conhecimento para minha formação. Por meio do projeto, além de eu poder me inserir no programa de extensão da Universidade para ofertar serviço para a sociedade relacionados à minha formação e agregar conhecimento, acho que com tudo que foi exposto aqui pela Receita, pelos representantes da Receita, fiquei bastante entusiasmado em relação ao NAF”, expressa.
Em Imperatriz
No dia 18 de abril, no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), foi realizada uma reunião para dar prosseguimento à parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Receita Federal, na implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em Imperatriz.
O termo de cooperação técnica assinado hoje, 30, em São Luís, contempla também o Câmpus de Imperatriz. De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis do CCIm, Hélio Rodrigues, o NAF proporciona experiência prática para os alunos de contabilidade e impacta positivamente a assistência a comunidade em serviços da Receita Federal.
“O NAF é uma parceria muito importante, tanto para a Receita Federal quanto para a UFMA. Os alunos terão um contato maior com o dia a dia das rotinas contábeis e prestarão um excepcional serviço à comunidade da região, pois os serviços são de grande utilidade e atingem, principalmente, aqueles contribuintes menos esclarecidos e sem acesso às facilidades implantadas pelo sistema da RFB. O impacto será grande, pois eles tomarão conhecimento de ações que podem ajudar a comunidade por meio da prestação de um serviço que a RFB sozinha tem dificuldade em atender”, defende.
Os atendimentos em Imperatriz começaram em 18 de abril e ocorrem na sala da Empresa Júnior de Contabilidade, das 8h às 12h, na UFMA Imperatriz - Unidade Prof. José Batista de Oliveira.
Informação: UFMA
0 comentários:
Postar um comentário