quinta-feira, 16 de maio de 2024

Grupo infanto-juvenil tem o SESI Casarão da Indústria como palco para ensaios e ofereceu ao público uma experiência única e inspiradora

SÃO LUÍS – O SESI Casarão da Indústria tem entre seus objetivos promover a inclusão e desenvolvimento de crianças atípicas. Para isso, realiza oficinas e cursos diversos de capacitação para que esse público específico possa ter mais qualidade de vida e uma melhor socialização. Com estrutura para acolher iniciativas nesse sentido, fez o convite ao Instituto Sinfonia para que o projeto “Uma Sinfonia Diferente” utilizasse os espaços do Casarão, localizado no coração do Centro Histórico de São Luís, para o que precisasse.

“Uma Sinfonia Diferente” está em sua 4ª edição em São Luís, integra crianças de 2 anos até jovens de 19 anos que fazem terapia através da musicoterapia. O projeto conta com o suporte do SESI, que disponibiliza os espaços lúdicos do Casarão da Indústria, além do miniteatro, que possibilita a previsibilidade do palco real de apresentação para grupo musical.

“O SESI Casarão foi muito importante, porque literalmente nos deu um teto. Ficamos sem estrutura de ensaio e quando procuramos o SESI. Eles demonstraram muito amor pelo projeto e se prontificaram a ajudar no que fosse preciso. Por isso também que conseguimos estar aqui hoje, realizando esse musical. Foram 6 meses que Casarão abriu as portas para a gente, com uma estrutura linda e acessível, e com todo amor aos nossos artistas do projeto” destacou Karine Pereira, psicóloga e responsável pela Sinfonia.

A apresentação “Uma Sinfonia Diferente” lotou o Teatro João do Vale com as apresentações musicais dos artistas, que ofereceram ao público uma experiência única e inspiradora. Desde performances em grupo até solos emocionantes, cada nota foi repleta de emoção e significado, refletindo a diversidade e a inclusão. Os pais que acompanharam o projeto puderam perceber melhorias no desenvolvimento interpessoal dos filhos.

“Meu filho começou a se integrar socialmente com as pessoas, a gente conseguiu perceber que ele melhorou de fato com a musicoterapia. E o palco do SESI ajudou muito, ele agora fala mais, abraça mais, se soltou mesmo, e ele se sente melhor no meio das pessoas”, declarou Zillandia Oliveira, mãe do José Guilherme, de 5 anos, com síndrome de down.

Os alunos também revelaram aos pais como ensaiar para o concerto foi inovador no miniteatro do SESI Casarão da Indústria, e que sentiram que poderiam ir cada vez mais longe continuando os ensaios ali. “Meu filho já cantava em casa, e às vezes na igreja, mas sempre sozinho, e não se identificando em dividir a voz com ninguém. Após a ida para o SESI isso mudou muito, ele gostava de ir ao palco e cantar com os colegas do projeto. E agora, graças ao projeto e ao SESI, vejo meu filho bem mais sociável e interagindo” declarou Bárbara Diniz, mãe do Ângelo Gabriel, de 12 anos, autista.

O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) além de abrir as portas a esse projeto, também oferece o curso “Autismo na Prática”, que capacita profissionais e a comunidade para dar suporte a pessoas autistas. Interessados no curso ou em fazer parcerias com o SESI Casarão da Indústria devem entrar em contato pelo e-mail sesicasarao@fiema.org.br.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário