quinta-feira, 2 de maio de 2024

A próxima edição do PGE Literatura, marcada para o dia 9 de maio às 18h, promete ser um marco na história literária do Maranhão. Este evento especial, em celebração ao centenário do renomado poeta José Chagas, será realizado na sede da Academia Maranhense de Letras (AML) e é fruto de uma parceria entre a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) e a AML.

José Chagas, figura icônica da literatura maranhense, será o centro das atenções neste encontro literário. Palestras serão ministradas pelos imortais da AML Daniel Blume, Félix Alberto e Lourival Serejo, presidente da Academia, e irão explorar detalhes fascinantes da vida e obra desse grande homenageado.

O procurador do Estado e Acadêmico Daniel Blume expressou seu entusiasmo com a colaboração cultural: "Será um espaço dedicado à literatura e ao direito, pois, como dizia Ferreira Goulart, ‘a arte existe porque a vida não basta.’ Este evento celebra os 100 anos de um dos maiores poetas que o Brasil já teve, José Chagas, que se inspirou nos telhados de São Luís e nos silêncios de Alcântara e, mesmo sendo paraibano, tornou-se um dos mais eloquentes porta-vozes do Maranhão".

Além das homenagens, o evento proporcionará um ambiente singular para que escritores, acadêmicos e entusiastas da literatura possam compartilhar ideias, inspirações e experiências, fortalecendo os laços entre a comunidade literária maranhense.

Sobre José Chagas

Oriundo de uma família de agricultores, José Chagas nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, onde fez seus estudos do curso fundamental. Em Teresina, Piauí, e em São Luís, cursou o ensino médio. Radicou-se no Maranhão a partir de 1948, onde consolidou sua carreira como jornalista e escritor. Falecido em 2014, deixou um legado marcante através de suas crônicas e poemas que retratam a essência e o cotidiano da capital maranhense.

Por sua vasta e importante produção em prosa e verso, a AML o coloca como um dos principais cronistas e poetas de São Luís. Entre suas obras mais notáveis, estão 'Canhões do Silêncio', 'Os Telhados', 'Azulejos do Tempo', 'Apanhados do Chão' e 'Maré/Memória', que narram de forma vívida e poética as memórias arquitetônicas e culturais de São Luís, revelando um profundo sentimento de pertencimento à cidade.

Inscrições

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita no link https://www.sympla.com.br/evento/pge-literatura-100-anos-de-jose-chagas/2446360. Os participantes terão direito a certificados, que serão emitidos posteriormente por e-mail.

Fonte: PGE

0 comentários:

Postar um comentário