quinta-feira, 23 de maio de 2024

O evento reuniu atores da governança do polo e dos Territórios Empreendedores para pensar estratégias e contribuições para o turismo na região

“Tornar a experiência do turista memorável”. Esse é objetivo da metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que tem sido aplicada no Maranhão pelo Sebrae desde 2017. Para discutir as ações pensadas para qualificar o destino nessa perspectiva, foi realizada, na cidade de Carolina, uma oficina com representantes do trade das cidades que compõem o polo Chapada das Mesas.

A Oficina fez parte da Jornada Destinos Maranhenses: Rumo ao Turismo Mais Inteligente que percorreu seis polos turísticos do Maranhão, que contam com atuação do Sebrae. Durante a oficina, foram apresentados os dados do Diagnóstico de Maturidade do Polo Chapada das Mesas em DTI, realizado em 2023.

Em um momento ímpar, a oficina contou também com participantes de dois Territórios Empreendedores – Cerrado Sul Maranhense e região Tocantina – , permitindo que estes, nos respectivos grupos de trabalho, discutissem proposições importantes para fortalecimento do polo Chapada das Mesas. “Esse foi um diferencial dessa oficina, bastante relevante, de alinhamento das ações na região, de fortalecimento da estratégia DTI no âmbito do Turismo e das ações do Sebrae nos Territórios Empreendedores, em que o eixo Turismo tem evidência e protagonismo”, analisou a gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler.

Ricardo Cerqueira, da GP Master Consultoria (BA), um dos consultores responsáveis pela condução do evento, explica que o objetivo principal foi apresentar o conceito de Destino Turístico Inteligente, apresentação do Diagnóstico de Maturidade do Polo e a formulação de ações em um planejamento compartilhado, além de fazer com que o trade se aproprie dos resultados e das ações planejadas.

“O Destino Turístico Inteligente é aquele que se prepara para receber esse turista hoje que tem acesso a lugares do mundo inteiro, tendo a melhor forma de se comunicar através de redes sociais, oferecendo uma experiência completa no destino antes, durante e depois da viagem, mas também de qualificar as pessoas que recebem para ter o melhor atendimento, preparar os atrativos para que o turista que visite possa aproveitar o máximo possível, com uma gestão inteligente, baseada em dados”, exemplifica ele.

De acordo, com a analista do Sebrae em Balsas, Sandra Barcelos, o momento dá continuidade a uma série de ações realizadas para fortalecer o Turismo na região, como por exemplo as formações e capacitações voltadas para Gestão de Segurança nos atrativos da Chapada das Mesas.


“Cada município teve seu Diagnóstico de acordo com a metodologia DTI. A ideia, com a oficina, é planejar ações que possam dar seguimento e resolver pontos identificados no Diagnóstico com relação à metodologia, para poder desenvolver o destino de maneira cada vez mais e proporcionar uma experiência exitosa para o turismo”, ressaltou Barcelos.

A empresária Cristiana Ferreira, presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Tocantina (ADERT), avaliou como positiva a participação na oficina no sentido de direcionar as ações com base nos resultados do diagnóstico apresentados durante a oficina.

“É importante discutir temas como o que foi abordado, que são as propostas para potencializar o Turismo, fortalecendo as Instâncias de Governança da região, porque a gente une as ideias e une os projetos para ter mais força”, reforçou a presidente da ADERT.

Um dos resultados da ação foi a coleta das contribuições do polo Chapada das Mesas para a chamada Carta Maranhão DTI. O documento visa levantar ações macro que deverão ser sugeridas e apresentadas para parceiros que possam aplicar e assim fazer o Maranhão um destino turístico cada vez mais atrativo.

Informação: Sebrae MA 

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