domingo, 16 de junho de 2024


O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade natural e é perfeito para a prática do turismo de aventura. De norte a sul, o país está repleto de destinos com belezas naturais exuberantes e atividades em meio a matas, praias, rios, cachoeiras e muito mais! Neste texto, você vai conhecer 5 destinos de ecoturismo no Nordeste do Brasil. Confira!

Pipa/RN

Localizada em Tibau do Sul, a 80 km de Natal, Pipa é um dos destinos mais procurados do estado e se tornou um dos lugares mais populares do Brasil. Por lá, são diversas praias com águas cristalinas, mirantes, dunas e lagoas. Algumas de suas principais atrações, são:

Praias

A praia central de Pipa é um lugar perfeito para um banho de mar e ainda conta com uma ótima estrutura de quiosques, além de estar bem perto do centro da vila. Além dela, outras praias imperdíveis são:

Praia Baía dos Golfinhos

Praia do Madeiro

Praia do Amor

Praia das Minas

Praia de Cacimbinhas

Chapadão de Pipa

O Chapadão de Pipa é um dos principais mirantes e pontos turísticos do destino. O local conta com uma linda vista da Praia do Amor, perfeita para tirar fotos e registrar os momentos no destino.

Passeio de buggy 

O passeio de buggy em Pipa funciona como um city tour pelas principais praias da região. O roteiro pode incluir: Chapadão de Pipa, Praia do Madeiro, Dunas de Cacimbinhas, Lagoa de Guaraíras, entre outros. 

Jericoacoara/CE

Jericoacoara/CE, um dos destinos de ecoturismo no Nordeste mais famosos do país, é uma vila localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, na cidade de Jijoca de Jericoacoara. É um lugar tranquilo, com ruas de areia e cenários ideais para quem busca descansar e renovar as energias. 

Algumas de suas principais atrações, são:

Praia de Jericoacoara

A principal praia da vila é a Praia de Jericoacoara, muito utilizada por praticantes de windsurf. A praia costuma ter um mar calmo e seu visual muda constantemente com o subir e descer da maré.

Duna


A duna, um dos cartões postais de Jericoacoara, é uma atração imperdível para o fim de tarde. Quando o sol se aproxima do mar, os visitantes vão até o alto da duna para apreciar a vista. É possível ir andando, com uns 10 minutos de caminhada a partir da vila.

Pedra Furada

Outro cartão postal do local, a Pedra Furada em Jericoacoara é uma pedra com uma fenda no meio que fica na beira do mar. Em determinado período do dia, o sol se põe “dentro” da pedra e é o cenário perfeito para fotos! 

Taxas

Ao visitar o destino, os turistas precisam pagar o valor diário de acordo com o tempo que permanecerão na vila. Atualmente, desde 2021, o valor definido pela prefeitura é de R$ 30 reais por semana, por pessoa. Você pode pagar pela internet no site da prefeitura ou ao chegar na vila. 

Lençóis Maranhenses/MA

Os Lençóis Maranhenses são uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. São conhecidos por sua paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. Um maravilhoso destino de ecoturismo no Nordeste do Brasil. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas do destino. 

Quando ir

A temporada de chuva nos Lençóis Maranhenses acontece de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É durante esse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um verdadeiro paraíso. 

Para quem deseja viajar durante a cheia, o ideal é ir nos meses de abril e maio. Porém, a desvantagem é a possibilidade de ainda pegar muitos dias de chuva na região. Por isso, para garantir dias de sol e lagoas cheias, o melhor é ir nos meses de junho, julho e agosto. 

Chapada Diamantina/BA

A Chapada Diamantina, localizada no interior da Bahia, ocupa uma área de 38 mil km², repleta de belezas naturais. Na região, existem cenários incríveis, cercados por cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e diversas trilhas. 

Algumas de suas principais atrações, são:

Morro do Pai Inácio

O passeio para o Morro do Pai Inácio está entre os mais populares do destino de ecoturismo no Nordeste. Para conhecê-lo, é preciso realizar uma caminhada de apenas 500 metros. Este trajeto pode ser feito por todos, mas é preciso um pouco de fôlego para vencer a subida. 

Ao chegar ao topo do Pai Inácio é possível observar a imensidão da Chapada Diamantina, além de poder ver os Morros Três Irmãos e um incrível pôr do sol.

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é uma das maiores quedas d’água do Brasil, com 340 metros de altura e tem um dos cenários mais lindos da Chapada Diamantina. O passeio mais comum para conhecê-la é a trilha “de cima”, trajeto de 12 km (ida e volta) que leva ao topo da cachoeira. Apesar do percurso exigir um pouco de fôlego, já que os primeiros 2 km são de subida, a vista da cachoeira faz tudo valer a pena!

Maceió/AL

Em Maceió, capital do Alagoas, você pode encontrar uma das orlas mais bonitas do Brasil e toda sua beleza se deve, principalmente, ao mar, que muito se assemelha ao famoso mar do Caribe.

Algumas das principais atrações desse destino de ecoturismo no Nordeste, são:

Piscinas naturais de Pajuçara

Conhecer as piscinas naturais de Pajuçara está entre os passeios mais procurados da cidade. Realizado durante a maré baixa, o caminho até as piscinas naturais leva cerca de 20 minutos. Nelas, os visitantes encontram águas cristalinas, onde é possível relaxar em meio aos corais ou mergulhar com diversos peixinhos. 

Praia de Ponta Verde

Repleta de coqueiros, a Praia de Ponta Verde está entre as mais queridas de Maceió. A praia conta com um mar calmo e piscinas naturais. Por lá, os visitantes encontram também a famosa placa “Eu Amo Maceió”, perfeita para registrar a visita ao destino.

Praia de Jatiúca

Em comparação às outras, a Praia de Jatiúca é a mais vazia e a preferida dos praticantes de esportes aquáticos. Com ótimas ondas, o local é ideal para iniciantes do surf, stand up paddle e kitesurf. 

Informação: Blog Bonitour 

0 comentários:

Postar um comentário