Trinta pesquisadores brasileiros e estrangeiros estiveram, na última semana, no Parque Apa Itapiracó, em São Luís, em workshop realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com Manchester Metropolian University e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). O encontro entre os pesquisadores teve o objetivo de conhecer algo comum na biodiversidade do parque e de extrema importância para a sobrevivências de muitas espécies de plantas nativas na região, que são os fungos.
O evento foi financiado pelo British Council, co-organizado pela professora doutora da UEMA, Camila Nobre e o doutor Francis Brearley, e reuniu especialistas renomados e emergentes na área de micologia do Brasil e do Reino Unido.
“O intuito de reunir todos esses pesquisadores é conversar um pouco sobre cogumelos e a importância dos fungos para bioeconomia da região amazônica. Fizemos uma trilha e à medida que encontramos os cogumelos estabelecemos um diálogo para uma troca de informações sobrea as riquezas dos fungos aqui no Maranhão”, explicou Camila Nobre. Pelos menos 30 pesquisadores do Reino Unido e de nove estados do Brasil participaram desse encontro. A seleção dos participantes baseou-se em experiências e atuações na área de micologia.
Durante o evento, uma variedade de atividades, incluindo palestras, rodas de discussão e atividades de campo, proporcionaram um ambiente propício para o diálogo, compartilhamento de experiências e práticas relacionadas aos fungos. Os pesquisadores tiveram a oportunidade de discutir sobre inovações, desafios e também os avanços na área, visando promover práticas mais sustentáveis e que tragam benefícios tanto à economia quanto ao meio ambiente.
Do encontro também nascerão projetos, publicações e outras iniciativas potenciais alinhadas durante o evento e que vão ser realizadas de agora em diante, através de parcerias tanto nacionais quanto internacionais. Segundo os pesquisadores envolvidos no workshop, os trabalhos em conjunto irão possibilitar o desenvolvimento e a sustentabilidade na utilização dos recursos fúngicos na região amazônica.
O Parque Ambiental Apa Itapiracó é administrado pela Secretaria de Estado de Governo e guarda em suas trilhas uma diversidade plantas, animais e microrganismos que compõem a rica diversidade ambiental da região amazônica.
Fonte: Segov
0 comentários:
Postar um comentário