quarta-feira, 26 de junho de 2024

Este ano, entre os pontos de aplicação dos questionários, estão arraiais e eventos do período junino

O Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), está coletando dados para a Pesquisa de Demanda Turística, durante as festividades de São João, em São Luís. As questões se propõem a traçar o perfil dos visitantes, apurar o nível de satisfação com a programação e avaliar diversos aspectos da organização dos eventos juninos.

Camilly Paulo é natural do Piauí e, pela primeira vez, acompanha os festejos desta época do ano no Maranhão. A entrevista, no Arraial do Ipem, durou menos de 5 minutos. Tempo suficiente para avaliar as experiências da viagem. “É incrível. Estou muito impressionada. Tenho amigos que são daqui e eles elogiavam muito. Eu vim e me surpreendi. Estou completamente encantada com o evento, a segurança proporcionada, as atrações. É tudo muito lindo!”, relatou.

A pesquisa teve início nos dias 13, 14 e 15 de junho na Arena Castelinho e já foi realizada no Arraial do Ipem, nos dias 20, 21 e 22 de junho. As próximas etapas estão programadas para esta quinta-feira (27), sexta-feira (28) e sábado (29), novamente no Arraial do Ipem.

Uma equipe de 38 pesquisadores está envolvida na aplicação dos questionários, abordando tanto moradores locais quanto turistas. Os entrevistados respondem a um questionário de cerca de 20 questões. No caso dos moradores, o questionário é reduzido. Entre os temas abordados, estão: origem dos visitantes, a satisfação geral com o evento, a avaliação da programação, sinalização e policiamento e as impressões sobre a gastronomia local.

“Dados preliminares indicam um alto nível de satisfação entre os participantes, especialmente no que diz respeito à programação e à gastronomia, dois dos pilares das festividades juninas maranhenses. Também foram bem avaliados os atrativos culturais e patrimoniais, assim como a segurança, refletindo os esforços das autoridades”, informou o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, frisando que o resultado final deve ser divulgado em julho, com todo o compilado, logo após o desfecho da etapa de entrevistas.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, “a Pesquisa de Demanda Turística fornece uma visão detalhada sobre a experiência dos visitantes, identifica pontos fortes e os que necessitam de atenção, além de fazer o levantamento de dados estratégicos. As informações obtidas serão fundamentais para o planejamento das próximas edições do São João, buscando aprimorar continuamente a experiência oferecida ao público”.

Se um dos propósitos é alinhar as expectativas do público à realização do São João do Maranhão, a aprovação dos visitantes dos arraiais é um parâmetro fundamental. De vestido quadriculado e com cocar na cabeça, a pequena Olga, de 1 ano e 1 mês de idade, demonstrou entusiasmo e interesse pela matraca do bumba-meu-boi. Para o pai baiano e a mãe maranhense, uma memória inesquecível.

“Precisamos mostrar e perpetuar essa cultura que é tão linda e maravilhosa. Ela precisa ser passada adiante sem perder a essência”, disse o pai de Olga, Felipe Douglas, profissional de Educação Física.

A mãe da menina, a funcionária pública Fernanda Oliveira, também descreveu a emoção de viver o primeiro São João com a mais nova integrante da família. “É a primeira vez que ela participa porque, no ano passado, ela estava recém-nascida, com apenas 1 mês de vida. Mas, este ano, a gente fez questão de vir para ela conhecer a cultura do estado dela e crescer valorizando as raízes”. Sobre Olga bater a matraca, a mãe confessou: “Ela amou, compramos uma (matraca) para ela, antes, treinamos em casa com o lego e ela já deu uma palhinha aqui no arraial”.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário