quinta-feira, 6 de junho de 2024

Turismo, políticas públicas e economia estão na pauta do 'Integra Chapadas', que acontece em Lençóis, na Bahia.


Acontece a partir desta quarta-feira (5), e segue até o sábado (8), um evento com o objetivo de promover a integração para o desenvolvimento territorial sustentável das regiões da Chapada. Representantes das Chapadas do Brasil vão discutir a transformação dos municípios que delas fazem parte em locais melhores para empreender. O "Integra Chapadas" é realizado pelo Sebrae, e acontece no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, Bahia.

Estarão presentes representantes das seguintes Chapadas do Brasil:

  • Chapada Diamantina, na Bahia;
  • Chapada dos Veadeiros e Chapada das Emas, de Goiás;
  • Chapada dos Guimarães e Chapada dos Parecis, do Mato Grosso;
  • Chapada das Mesas, do Maranhão;
  • Chapada do Araripe, dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí;
  • Chapada Ibiapaba, do Ceará e Piauí;
  • Chapada Apodi, do Rio Grande do Norte;
  • Chapada do Guarani, em São Paulo; e
  • Chapada das Mangabeiras, dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Durante o evento, os representantes vão discutir temas relevantes para o desenvolvimento dos territórios, a exemplo de discussões sobre a promoção dos destinos e divulgação das Chapadas, nacional e internacionalmente, e desenvolvimento de políticas públicas de fortalecimento local.

Os integrantes das delegações vão poder participar de eixos de discussão e trabalho que irão debater o turismo, além de belezas naturais, Sistema de Gestão de Segurança (SGS), desenvolvimento territorial sustentável, entre outros temas. A ideia é compartilhar experiências e incentivar a troca de conhecimento em temáticas comuns, apresentando soluções criativas existentes nos territórios.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destaca que, além de serem santuários ecológicos, os territórios das chapadas são ambientes ricos em pequenos negócios, que fomentam a agricultura, os serviços de turismo, a produção artesanal e a economia criativa originária, entre outros segmentos.

“Queremos, a partir do Sebrae e da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, reunir os principais atores desses ecossistemas, pensando de forma integrada, sustentável e que permita o desenvolvimento social e econômico desses patrimônios naturais do Brasil”, afirma.

Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, esse encontro é importante para fomentar o desenvolvimento dos territórios e incentivar os roteiros turísticos de cada localidade.

“O Sebrae vai realizar esse evento histórico com representações das Chapadas do Brasil para discutir temas relevantes sobre integração, roteiros turísticos, políticas públicas e network entre os participantes. Vai ser um momento de discussão, troca de experiências e muito aprendizado. Estamos ansiosos para apresentar a Chapada Diamantina aos visitantes, e conhecer mais sobre as outras Chapadas do Brasil”, ressaltou o gestor.

Edirlan ressalta ainda que o objetivo é ampliar o apoio aos negócios dessas cidades a partir dos conceitos de inovação e Economia Criativa.

“O turismo promove oportunidades de empreendedorismo não apenas diretamente para o setor, como impacta positivamente na alavancagem de muitos outros tipos de negócios, sendo um vetor de desenvolvimento econômico sustentável. Um importante vetor para o crescimento das localidades pertencentes a essas regiões”, concluiu o gerente.

Informação: G1 Globo 

0 comentários:

Postar um comentário