segunda-feira, 17 de junho de 2024

Na programação do Maior São João do Mundo 2024, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) foi destaque no fim de semana de estreia oficial do Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais da capital. Neste sentido, o Espaço do Artesanato é um dos mais visitados, onde são expostos e colocados à venda produtos artesanais maranhenses, símbolos do talento local, com a assinatura do Centro de Produção e Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama).

Duas amigas de São Paulo passaram pelo estande e saíram repletas de itens para usar no São João e presentear amigos e familiares. “Estou levando de presente para os meus netinhos, de 2 e 6 anos, uma matraca e um maracá. A minha nora é de São Luís, então eles tem que conhecer, desde cedo, a cultura do estado em que eles vivem”, relatou a economiária Gislene Rezende Scurato.

“Fiquei surpresa com essa estrutura e qualidade dos espetáculos. A gente percebe que tem muito esmero e muito capricho, se sente segura e bem recebida. Eu não conhecia e a impressão foi muito boa”, acrescentou.

Para a amiga de viagem, Margareth Rodrigues, a visita ao estado está rendendo excelentes memórias em São Luís e nos Lençóis Maranhenses, algumas para levar na bagagem. “Foi perfeito. Comprei peças artesanais aqui e as bolsas de palha em Barreirinhas. Não sei como vou fazer para levar no avião. Achei o artesanato mais genuíno e original”, relatou encantada com as compras que fez.

Também estão sendo oferecidos serviços e executadas inúmeras atividades de suporte ao evento, como: um balcão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para oferecer informações detalhadas sobre as atrações turísticas do Maranhão e programação junina.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a presença da Setur-MA destaca o compromisso com o turismo e a cultura local. “O São João do Maranhão atrai pessoas de todas as partes do mundo para celebrar essa festa tão tradicional. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é sempre movimentado por visitantes interessados em conhecer mais sobre essa festividade típica e sobre os nossos destinos do Maranhão de Encantos”.

O espaço do CAT dispõe de uma equipe técnica preparada para fornecer informações para os turistas e maranhenses sobre os destinos e passeios turísticos, programação do São João, além de serviços básicos como localização de restaurantes, hotéis, supermercados, bancos e outros locais. O CAT do Arraial do Ipem funcionará até 14 de julho, das 17h às 22h, na Avenida dos Sambaquis, no bairro Calhau.

Marília Ribeiro, coordenadora dos CATs da Setur-MA, ressaltou a importância da iniciativa para promover o estado e garantir uma experiência positiva aos turistas. "Com o CAT, a Setur-MA divulga o estado e proporciona uma recepção calorosa aos turistas que escolheram o Maranhão como destino para vivenciar o Maior São João do Mundo", afirmou.

E, para complementar as ações da Setur-MA, pesquisadores do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), vinculado à pasta, vão aplicar a Pesquisa de Demanda Turística para traçar o perfil do visitante, o grau de satisfação, entre outros aspectos.

Espaço do artesanato

Os artesãos maranhenses ganharam um espaço exclusivo no Arraial do Ipem para comercializar produtos no Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão. A Setur-MA, através do Ceprama, montou uma estrutura chamada de Espaço Artesanato, ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Encantados com a riqueza e originalidade do artesanato maranhense, os turistas podem vivenciar de perto a autenticidade do turismo e a cultura da região. A diversidade e a qualidade das peças artesanais despertam o interesse e a admiração dos visitantes, que podem apreciar e adquirir verdadeiras obras de arte produzidas pelos artesãos locais.

Com 11 artesãos do Ceprama e expositores da Federação de Artesãos e Cooperativa do Maranhão (FEDACMA), o Espaço Artesanato tem programação estendida até o encerramento do Arraial do Ipem.

O artesão Thyago Silva Rodrigues participa do São João há 7 anos, expondo os produtos que produz, como o cocár (adorno de inspiração indígena) e chapéus bordados de Bumba Meu Boi. “É sempre emocionante estar aqui. Estamos em um dos melhores pontos de venda, que é o Arraial do Ipem”, revelou.


Maior São João do Mundo

A programação do primeiro final de semana no Arraial do Ipem ofereceu uma variedade de atrações que representaram a riqueza da cultura maranhense. Desde o tambor de crioula até os shows e apresentações dos grupos folclóricos, o público desfrutou de momentos únicos e envolventes.

O Barracão do Forró proporcionou animação e dança com os diferentes grupos musicais, garantindo assim a diversão e a celebração da tradição junina. Ao longo do fim de semana, os turistas e visitantes puderam vivenciar toda a energia e alegria das festividades, mergulhando na atmosfera contagiante do São João maranhense.

O Maior São João do Mundo se estende por diversos municípios do Maranhão, celebrando a tradição junina e promovendo a cultura local. As datas e locais dos arraiais regionais são: Barreirinhas, de 26 a 30 de junho; Imperatriz, de 27 a 29 de junho; São José de Ribamar, de 12 a 14 de julho; Timon, de 12 a 14 de julho e Cururupu, de 17 a 21 de julho.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário