No Brasil, 41, 2% das crianças de 5 anos possuem um ou mais dentes com cárie dentária não tratada
ZÉ DOCA – Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (conhecida como SB Brasil 2020/2023), em seu mais novo estudo divulgado, das crianças brasileiras de 5 anos, 41,2% delas possuem um ou mais dentes com cárie dentária não tratada. Outro dado que preocupa é que 10% das crianças de 5 anos no Brasil precisam de tratamento odontológico de urgência.
Quando se olha para os jovens de 12 anos, a porcentagem de indivíduos com cárie é de 39,9%. O percentual de jovens de 12 anos que precisam de tratamento com urgência é de 6%, sendo que 14% do total deles apresentaram trauma dentário. Nos adolescentes de 15 a 19 anos, o percentual de jovens com cárie é ainda maior: 43,9% possuem dentes cariados não tratados. Em relação à necessidade de tratamento com urgência, 11,4% dos adolescentes de 15 a 19 anos brasileiros estão nesta condição.
O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realiza tratamento e prevenção em seus atendimentos odontológicos, por meio do SESI Itinerante, que leva atendimentos de saúde gratuitos para os municípios maranhenses. Com uma equipe de profissionais e unidades móveis, a entidade levou até o município de Zé Doca serviços de odontologia, pediatria, oftalmologia e massagem.
A cirurgiã-dentista do SESI-MA, Janayna Diniz, destacou a importância dos cuidados com a saúde bucal na primeira infância. “Os dentes de leite são importantes para ‘guardar’ o espaço e preparar o caminho dos dentes permanentes, servindo de guia para que esses dentes se posicionem de forma correta. Para a criança se alimentar bem e com prazer e ter uma mastigação eficiente dos alimentos sem desconforto, é necessário que seus dentes estejam em bom estado. A perda dos dentes de leite antes do tempo pode prejudicar, na criança que está aprendendo a falar, a pronúncia de algumas palavras. Além disso, a criança poderá se sentir diferente do restante do grupo de sua faixa etária, podendo causar algum problema emocional/social”, afirmou.
A pequena Lorena Silva de 5 anos, foi ao dentista pela primeira vez. “Eu estava com medo, mas a tia explicou tudo e não doeu. Aprendi que preciso cuidar muito bem dos meus dentinhos para crescerem fortes e sem bichinhos”, disse.
Já a autônoma Maria de Lourdes Soares tirou suas dúvidas com a odontologista do SESI-MA sobre a escovação e os cuidados com os dentes da filha Isabela de 7 anos. “Percebemos que ela tem algumas cáries e que precisamos redobrar os cuidados na hora de escovar. Na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo de ter maior atenção, agora vou ficar mais atenta e cuidar para que os dentes fiquem saudáveis”, destacou.
Proporcionar assistência com atendimento humanizado e de qualidade é a premissa do SESI Itinerante, como afirma a técnica do SESI-MA, que coordena a ação em Zé Doca, Raquel Inojosa. “Nosso objetivo é promover a saúde proporcionando qualidade de vida para a população das regiões em que passamos. Também uma oportunidade para disseminar informações sobre práticas corretas de higiene e cuidados na área da saúde. Sempre buscamos atender com celeridade e muito respeito”, declarou.
0 comentários:
Postar um comentário