Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados neste ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego
No Porto do Itaqui, somente as operadoras portuárias associadas ao Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) são responsáveis por aproximadamente sete mil empregos diretos, segundo dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2024. Além de serem um pilar econômico, os portos desempenham um papel crucial na geração de oportunidades de mão de obra, com estimativas que apontam para 17 mil postos de trabalho, incluindo terceirizados e indiretos.
O Caged, que registra a movimentação de admissões e demissões no Brasil, também revela números que refletem um esforço contínuo para promover a inclusão em um setor tradicionalmente dominado por homens. Em maio de 2023, o saldo foi de 620 vínculos no país, dos quais 40% foram ocupados por mulheres. No Maranhão, o saldo foi de 46 vínculos, com 39,13% das vagas preenchidas por mulheres.
O presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira, destaca a importância desses dados. “Os números evidenciam o impacto positivo dos portos na economia do Maranhão e o compromisso do setor em promover a igualdade de oportunidades, especialmente por meio das vagas afirmativas para mulheres”, afirma.
Iniciativas
O SINDOMAR, que representa 13 empresas portuárias associadas, assegura que diversas iniciativas foram implementadas para aumentar a participação feminina nos portos do Maranhão. Entre as medidas, destacam-se as vagas afirmativas, a criação de espaços específicos para gestantes e lactantes, a extensão da licença-maternidade de quatro para seis meses e a oferta de auxílio-creche. Também há investimentos em programas de treinamento e capacitação voltados para preparar mulheres para cargos de liderança.
Porto do Itaqui
O Porto do Itaqui, principal porto do Corredor Centro-Norte do Brasil, é reconhecido pelo Ministério da Infraestrutura com nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap). Por meio de investimentos da iniciativa privada na superestrutura, o porto tem aptidão para movimentar granéis sólidos vegetais e minerais, líquidos, cargas gerais e cargas de projeto.
Em 2023, mais de 36 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas pelos operadores portuários, um ano em que 24 marcas históricas foram superadas, com destaque para soja, combustíveis e fertilizantes. Principal exportador de grãos da região Centro-Norte, o Itaqui é o único porto organizado do Brasil a possuir quatro certificações ISO: 9001 (Qualidade), 14001 (Meio Ambiente), 27001 (Segurança da Informação) e 45001 (Segurança e Saúde Ocupacional).
Informação: WComunicação
Foto divulgação do Porto do Itaqui
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