quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Viagem fez parte do programa ALI Educação Empreendedora com parceria da EMAP e promoveu conhecimento de história, cultura e da economia da capital maranhense

Estudantes conhecem o Centro Histórico de São Luís durante aula ao ar livre sobre empreendedorismo e história.

O dia 10 de setembro ficou gravado na memória de uma turma de 40 pessoas, entre alunos e professores do ensino médio de Barreirinhas como uma jornada de descobertas. Logo cedo, os estudantes, acompanhados de seus professores, embarcaram rumo à capital São Luís para um dia repleto de aprendizado da tradição histórica, cultural e econômica da cidade.

A atividade fez parte do programa ALI Educação Empreendedora do Sebrae, em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). O principal objetivo da visita foi desenvolver nos alunos o comportamento empreendedor, ampliando seu olhar para as oportunidades do mercado, além de fornecer uma compreensão prática sobre o impacto econômico e logístico da capital maranhense.

Participaram da visita as escolas: Unidade Integrada Plínio Portugal da Rocha, Centro de Ensino Barreirinhas, Unidade Escolar Joaquim Soeiro de Carvalho e o IFMA Campus Barreirinhas.

A programação incluiu uma visita ao Centro Histórico de São Luís, onde os alunos participaram de uma aula guiada ao ar livre sobre história, geografia e empreendedorismo. Para a professora Lucélia Rodrigues, a experiência foi muito positiva. "Foi incrível, rico em conhecimento e vivências. Ouvir a história e curiosidades da nossa capital foi de extrema riqueza, com um olhar diferenciado para cada detalhe. Saio com uma bagagem de um dia pensado com muito amor e cuidado pelo Sebrae", descreveu a professora.

O grupo também visitou o Porto do Itaqui, o que impactou tanto os alunos quanto os professores. A aluna Gabriela Sousa, do Centro de Ensino Barreirinhas, ficou impressionada com a complexidade e a importância do Porto: "Descobrir os detalhes do funcionamento do Porto do Itaqui foi uma experiência inesquecível. A complexidade das operações e o impacto do porto no desenvolvimento da região me impressionaram", compartilhou a estudante.

Ramon Ferreira, analista Sebrae e Lenice Azevedo, do Ali Educação com professores e alunos de Barreirinhas ao final da visita técnica, parte do programa ALI Educação Empreendedora.

“Foi uma imensa satisfação poder ser agente de mudança, transformação e cooperar com a educação no Município de Barreirinhas através do programa ALI Educação Empreendedora Sebrae. Já estamos colhendo os frutos desse projeto e temos certeza de que ainda faremos boas colheitas futuras. A Educação Empreendedora transformou o dia a dia das escolas em Barreirinhas”, ressaltou Lenice Azevedo, Agente de Inovação ALI em Barreirinhas.

Para Ramon Ferreira, Analista do Sebrae em Barreirinhas, "essa iniciativa integra o compromisso do programa ALI Educação Empreendedora em promover nos jovens uma visão ampla e prática sobre o empreendedorismo, conectando-os à realidade do mercado de trabalho e ao desenvolvimento econômico do estado", destacou.

Programa ALI com inscrições abertas – Para os interessados na seleção para participação no Programa Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, as inscrições vão até o dia 17 de setembro. O programa oferece bolsas que variam de R$ 5.000,00 a R$ 6.500,00, com 54 vagas abertas – 50 para agentes de inovação e 4 para orientadores – que atuam em diversas regiões do Maranhão. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.concepcaoconsultoria.com.br na seção Sebrae/MA ALI 2024.

Ativo há mais de 12 anos, esse programa é um dos pilares de atuação do Sebrae que tem por objetivo alcançar os empreendedores por meio dos bolsistas. A metodologia aplicada prevê o atendimento a micro e pequenas empresas, escolas públicas do ensino básico e propriedades rurais.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário